Como dito no post anterior sobre a Alemanha, Munich é uma cidade tão acolhedora que a minha vontade era de ficar lá, aproveitar cada minuto da minha estadia. Porém, seria uma perda irreparável estar no sul do país e não conhecer o famoso Castelo de Neuschwastein, o qual serviu de inspiração para a Disney projetar o castelo da Cinderela.

 

Como Chegar

Tirei então um dia inteiro apenas para este bate-volta e valeu a pena. Às 7 da manhã já estava na Estação Central de Munich, onde comprei nas máquinas minha passagem de ida e volta à Füssen, cidade onde ficam os castelos. Na realidade, comprei um bilhete regional que valia para o dia inteiro, o Bayern Ticket. No site Viaje na Viagem, há um passo a passo para comprar este bilhete nas máquinas. Não há segredo. O bilhete custa entre 24 euros (individual) e 32 euros (para um grupo de 4).

Com o bilhete em mãos, é só ver no telão o horário de partida mais próxima. Se não me engano, sai tem de uma em uma hora. E aqui vai uma dica importante: entre no trem assim que ele abrir as portas. Não deixe para entrar faltando poucos minutos para a partida, pois na alta temporada você corre o risco de não achar lugar e ter que passar as duas horas e meia da viagem em pé. Isso mesmo. Os trens regionais para Füssen vão lotados. Para a minha sorte, consegui um lugar, porém muitas pessoas foram sentadas no chão e outras em pé.

Assim que cheguei na minúscula estação de Füssen, só foi atravessar o saguão que encontrei cinco ônibus esperando os turistas para levá-los até o povoado/bairro de Hohenschwangau, onde exatamente se encontram os castelos. Com o bilhete regional do trem não é preciso pagar o ônibus, mas se o seu bilhete for de outra espécie, aí a passagem sairá por 1,10.

Preços e Horários

Depois de 10 minutos, o ônibus nos deixa a poucos metros da bilheteria. Não há como se perder, pois logo você se dá conta de onde está a fila para a compra dos ingressos. Na alta temporada, as filas são enormes. Esperei em torno de 40 minutos. É possível comprar as entradas antecipadamente pelo seguinte site: https://www.hohenschwangau.de/. A parte ruim de comprar com antecedência é que além do acréscimo no preço, se você perder o horário escolhido, não há reembolso. Como as as visitas são guiadas, elas têm horários, assim se você escolher pelo site às 11 horas e chegar às 11:01, ficará de fora.

Ao todo são dois castelos e um museu. Se você quiser conhecer apenas o Castelo de Neuschwastein, pagará o equivalente a 14 euros. Se escolher o Neuschwastein e o Castelo Hohenschwangau, pagará em torno de 23 euros. Já o pacote pelas três atrações sairá por 28 euros.

Castelo Hohenschwangau.

Atrações

É preciso ter em conta que para conhecer os três, necessita-se tempo, pois eles não ficam um ao lado do outro. É por isso também que é colocado um intervalo de mais ou menos uma hora entre cada visita. Como eu queria voltar à Munich por volta das 6 da tarde, achei melhor visitar apenas os dois castelos.

Se você não fala inglês ou alemão, eles te colocarão num grupo misturado, no qual você escolherá o idioma do áudioguia. Ao final, eles colocaram no meu ingresso para eu conhecer primeiro o Castelo de Hohenschwangau à 1 da tarde e o de Neuschwastein às 2:30. Não há muita liberdade

O Castelo de Hohenschwangau fica bastante próximo da bilheteria. É só subi uma ladeira pequena e depois alguns lances de escada. Como faltava meia hora para o início da minha visita guiada, fiquei conhecendo o exterior do Hohenschwangau. A vista é tão linda que o tempo passa rápido.

Exterior do Hohenschwangau.

No meu grupo havia pessoas de inúmeras nacionalidades. Cada um pegava o seu audioguia, enquanto um funcionário nos levava pelos cômodos do castelo. A visita dura meia hora e embora não seja permitido tirar fotos lá dentro, a tentação falou mais alto.

Sala de dança.
Vista do quarto do rei.
Sala de estudos.

Após a visita, é hora de conhecer as demais atrações. Para chegar até o museu basta caminhar uns 15 ou 20 minutos. A jornada é tranquila e a vista é linda. Mas como eu não ia entrar no museu, apenas tirei contemplei a paisagem e segui rumo meu rumo.

Museu Bayerischen Könige.
Paisagem frente ao museu.

De um castelo a outro

Próximo ao museu, está o ônibus que leva até o Castelo de Neuschwastein. É possível ir a pé, o problema é que se trata de uma ladeira vertiginosa. Então caso não seja atleta, é melhor pagar 1,80 do ônibus para subir e 1,10 para descer. Também é possível fazer esse trajeto de charrete, 6 euros para subir e 3 para descer. O ônibus ou a charrete deixa os turistas próximos à Ponte Maria, de onde sai as fotos mais bonitas do castelo.

O suntuoso Castelo de Neuschwastein visto da ponte..
A Ponte Maria vista do Castelo.
Da varanda do castelo.

 Depois de passar muito medo em cima dessa ponte, fui para o castelo que fica a uns 10 minutos de caminhada. Neuschwastein realmente impressiona. Embora sua arquitetura seja medieval, ele foi construído na idade moderna. É que o rei da época era fascinado pelos tempos mais antigos.  O esquema de entrada é idêntico ao do castelo anterior. Os turistas ficam esperando o horário da visita e passam meia hora conhecendo os cômodos do castelo que é tão bonito por dentro como por fora.

Mesquita do castelo.
Baile real.
Detalhes de Neuschwastein.

Quando dei por mim, já era 5 da tarde, hora de voltar à Füssen para pegar o trem e retornar à Munich. Na descida do castelo, conheci um grupo de brasileiros do Ceará que estudavam na Alemanha por meio do programa Ciências Sem Fronteiras. Inclusive, entrevistei um deles, a Ticiane.

Juntos fomos até o ponto de ônibus, mas este estava tão cheio que tivemos que esperar o próximo. Resultado: perdemos o trem das 5:20 e tivemos que esperar o próximo que passaria depois das 6.

Um típico perrengue que não chega a estragar a viagem, mas que aumenta o cansaço. Em todo o caso, o que é um pouco de cansaço quando se tem o privilégio de conhecer um lugar tão encantador como este? É indescritível. Tanto a arquitetura, quanto as paisagens são de tirar o fôlego. Recomendo com veemência que se for para essas bandas, não deixe de conhecer este que certamente é um dos lugares mais bonitos do mundo.

Minha segunda viagem à Europa acabou aí e não poderia ter sido melhor.

Entrada do Neuschwastein.

E se você vai viajar, contrate o seu seguro viagem com a Seguros Promo. Clique no banner e faça o seu orçamento. Use o nosso cupom de desconto de 5%: UZIPORAI5

Ao comprar através do Uzi Por Aí, você estará me ajudando a manter o blog sem pagar absolutamente nada a mais por isso. Obrigado e boa viagem!


Categorias: Alemanha

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários