Nas capitais da América Latina é comum que os cerros (colinas, montes) sejam uma das atrações. Em Santiago de Chile, Lima, Quito, o que não falta é elevação de terreno para o turista vê a cidade do alto.

Por já ter feito vários passeios deste tipo, confesso que não estava muito animado para conhecer o Cerro Monserrate, principal ponto turístico de Bogotá. Imaginei que nada mais fosse que uma igreja em cima de uma montanha de onde se pode tirar fotos panorâmicas da cidade.

No entanto, por puro tédio de minhas férias forçadas – pois todos os meus alunos viajaram – chamei umas amigas mexicanas e fomos conferir o Monserrate de perto. Para a minha surpresa, achei o cerro um dos lugares mais bonitos que já visitei nesse mundão de Deus.

Como Chegar

O teleférico (mais parecido com o bondinho do Rio) e o funicular (tipo um trem) que levam o público até o ponto mais alto de Bogotá está bem próximo da estação de Transmilenio Las Aguas, de 15 a vinte 20 minutos andando, até seria menos se não fosse uma ladeira.

Se não quiser caminhar da estação até a bilheteria, pode pegar um táxi que não vai custar mais que 4.900 pesos (uns 6, 7 reais). Táxi aqui é realmente muito barato. Caso esteja sozinho e queira economizar, é só perguntar ao sair da estação onde passa a buseta (tente não rir) para o Cerro Montserrate. Lembrando que buseta aqui significa outra coisa: um ônibus pequeno e velho. E a passagem custa 1.500, (quase 2 reais).

buseta

Uma buseta por dentro.

Preços e Horários

Para subir o cerro os preços variam de acordo com o dia e a hora. De segunda a sábado antes das 5 da tarde, o valor é de 16.4oo pesos; depois das 5 p.m, o custo aumenta para 17.700 (em torno de 20 reais).

Ingressando aos domingos antes das 5, a entrada custará apenas 9.400 (uns 12 reais dependendo da cotação). Já depois das 5, o valor volta ao normal, 17.700.

Caso você seja atleta e quiser comprar apenas um trajeto (só de ida e voltar andando, ou vice-versa), você deve ingressar antes das 9 da manhã. E assim pagará 8.200 pelo trajeto único.

Às vezes há algumas promoções, por exemplo, no dia que fui, como era véspera de natal, o ingresso estava por 10.000 pesos após às 5 da tarde. Por isso indico que quando for, entre antes na página oficial, assim saberá possíveis mudanças nos preços e nos horários: http://www.cerromonserrate.com/es/

Visão de dentro do teleférico.

Visão de dentro do teleférico.

Atrações

Uma vez estando lá em cima, a primeira atividade, quase automática, é admirar a natureza e tirar fotos panorâmicas.

SAM_6543

Eu e as mexicanas – visão dos demais montes.

restaurante monserrate

Jardim de um dos restaurantes do cerro.

Devido ao caráter religioso do monte, há várias estátuas ilustrando a via crucis e à medida que o sol vai se ponto, tudo fica ainda mais bonito, principalmente no final do ano, pois o lugar está todo iluminado por uma decoração bastante chamativa.

monserrate vista

Café do monte e pôr-do-sol.

via crucis

Crucificação de Jesus.

 

 

 

 

 

 

 

monserrat natal

Embora muitos prefiram fazer esse tipo de passeio pela manhã, já que as tardes em Bogotá costumam ser muito nubladas, eu sugiro que a depender do dia, o cerro seja visitado um pouco antes das 5 p.m, assim você poderá vê a cidade tanto com a luz do sol (se não tiver neblina), quanto com o brilho da noite. Mas a dica mais importante é: leve roupa de frio. Por ser muito alto, a temperatura por lá é meio gelada.

pôr do sol

Fim do dia.

mar de luzes

Mar de luzes.

Santuário

Após conhecer todo o entorno do monte, faltava apenas o Santuário, cartão postal de destaque do cerro.

SAM_6583

Decoração rumo ao santuário.

cerro santuário monserrate

Por ser época de natal, o Santuário estava apresentando várias novenas durante a semana. E apesar de ter achado a novena da Plaza Bolívar muito mais bonita, pareceu-me também interessante o tipo de música cantada na igreja, intercalando canção com rápidos versículos, além do uso de instrumentos exóticos de repercussão.

Gravei duas canções desta novena para compartilhar com os leitores do blog e mostrar como é o Santuário por dentro. Aperte aí o play.


Categorias: Colômbia, Vídeos, Vídeos de viagens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários