O turista brasileiro que vem conhecer a Colômbia sempre comete um erro: reservar poucos dias para a cidade de Medellín, isso quando reserva, pois a maioria opta por conhecer somente Bogotá e Cartagena.

Além das ótimas atrações que Medellín dispõe, há várias cidades próximas que são obrigatórias (e não estou exagerando). É uma pena que o governo colombiano divulgue mais o litoral do que o Estado da Antioquia. Talvez isto aconteça porque infelizmente esta região ficou marcada pelos tempos de violência, aqueles em que Pablo Escobar tocava o terror. Porém isto já faz mais de 20 anos, e sinceramente, a região me pareceu muito mais segura do que Cartagena (nem se compara).

Mas bom, voltando ao assunto: é um verdadeiro pecado ir à Medellín e não conhecer a interessantíssima El Peñol e a deslumbrante Guatapé. Este é um passeio que pode ser feito em um dia, porém aconselho contratar o tour com uma agência, pois ir por conta própria é bem puxado, logo você vai saber por quê.

Para a minha felicidade, pude contar outra vez com a agência Colombia4u, que tem sido uma grande parceira neste meu objetivo de desbravar a Colômbia, já que eles possuem uma extensa variedade de passeios.

Vale lembrar que os tours podem ser contratados através do site, o qual está inteiramente em português. O passeio do qual estamos falando sai por apenas 39 dólares por pessoa, realmente está barato, pois o tour é longo. Para contratá-lo basta clicar aqui.

Sem falar que diante qualquer dúvida, ou eventualidade, os responsáveis são brasileiros, o que facilita a comunicação. Clique no banner abaixo e confira todos os tours disponíveis em Medellín.

Tour: Dia de  Viagem a Guatapé e El Peñol

Às 9 da manhã, o motorista da agência chega para lhe buscar onde quer que você esteja hospedado. O funcionário que me guiou durante este dia foi o Francisco, nativo que assim como todos da Antioquia é apaixonado pela sua terra, o que faz com que toda a população se esforce para que os turistas também se encantem pelo o lugar.

A primeira parada que fizemos foi em El Peñol, a mais ou menos 60 km de Medellín. O interessante desta cidade é que ela foi totalmente inundada por culpa de uma represa, isto em 1978. Como a única coisa que não ficou submersa foi a cruz que havia no topo da igreja, o governo teve que reconstruir a cidade do zero, e obviamente em outro lugar.

Cidade submersa.

E para marcar este renascimento urbano foi construída uma nova igreja em formato de pedra, a qual virou ponto turístico.

SAM_9859

Igreja de El Peñol.

A segunda parada do tour foi ainda nos limites de El Peñol, porém numa colina de onde se pode ver a cidade inundada, além de conhecer melhor sobre a história do município através de apresentações cênicas e de um museu. Confira um pouco no vídeo abaixo.

Após mais 10 quilômetros, chegamos à principal atração do passeio: La Piedra de El Peñol, que já pertence à prefeitura de Guatapé. Mas afinal, o que é esta pedra? É tipo uma montanha que você pode ir até o topo subindo nada mais e nada menos que 720 degraus de matar qualquer ser humano.

Esse é um dos motivos do porquê aconselho contratar um tour, porque depois de subir e descer esses 720 degraus, você não tem mais força pra dar um passo e nem pra dirigir, o músculo da perna fica tremendo. Ainda bem que estava de motorista.

Carro da empresa frente á La Piedra.

Carro da empresa frente á La Piedra.

É verdade que a subida é penosa, mas a vista compensa e muito.

guatape medellinSem dúvida foi uma das coisas mais bonitas que já vi na vida. Nem as fotos conseguem fazer justiça.

Após descer e almoçar bem num restaurante logo em frente à pedra, fomos para a Guatapé em si. Lá você pode tomar um barco e conhecer essas pequenas ilhas da imagem acima, ou simplesmente admirar as ruas de conto de fadas da cidade. Vê se não aparece cenário daquela novela “Meu Pedacinho de Chão”.

Este foi um resumo do tour  para que você se anime a incluir Medellín em sua viagem. Ao meu ver, vale mais a pena do que Cartagena.

E também indico fazer o passeio com a Colombia4u porque eu sei que a empresa desempenha um trabalho de qualidade e eu não ficaria tranquilo em sugerir aos meus leitores uma agência amadora. Segurança e responsabilidade têm que vir em primeiro lugar.

colombia4u agência bogotá tours colombia

Até o próximo post!


Categorias: Colômbia, Medellín, Vídeos, Vídeos de viagens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários