Morar no Exterior – 7 Motivos para Viver na Colômbia

Morar no Exterior – 7 Motivos para Viver na Colômbia

Depois de 1 ano e 6 meses eu já não moro mais na Colômbia, a minha partida ocorreu porque estou tentando o doutorado aqui na Europa. Porém, se nada der certo, eu provavelmente voltarei a viver lá.

Muito leitores desenganados com atual situação do nosso país chegam ao blog me perguntando como é morar em Buenos Aires, já que eu também passei um tempo na capital porteña, inclusive até escrevi um post com os 5 pontos positivos e negativos de viver lá, mas sinceramente se fosse para indicar uma nação da América do Sul a quem quer deixar o Brasil, eu indicaria a Colômbia sem pestanejar por 7 motivos.

1 – Receptividade

O Colombiano geralmente é lento, impontual e não muito confiável naquilo que promete, ou seja, neste ponto é igual a maioria de nós brasileiros. No entanto, uma coisa é inegável: nenhum país sabe receber estrangeiros melhor do que a Colômbia, excerto em Cartagena.

O slogan turístico é pura verdade: “O risco é querer ficar”. Assim como eu, conheci um monte de gringo que foi para a Colômbia passar pouco tempo e simplesmente nunca mais foi embora. Posso dar dois exemplos francês, o ator  Patrick Delmas, interprete do Michel em “Betty a Feia”, e também o dono do Hotel Francés La Maison, que se apaixonou por um colombiana, veio conhecer o país e acabou fincando raiz.

Fiz uma rápida entrevista com o francês Patrice Chambragne, na qual ele conta sobre o que o levou a deixar Paris para viver na Colômbia. O vídeo também mostra algumas das atrações da região sul. Dê o play, ative a legenda em português e confira.

2 – Custo de Vida

Comparando o custo de vida na Colômbia com o do Brasil a diferença é grande. Clique aqui e veja os preços das coisas em Bogotá para você ter uma ideia de como viver lá é mais barato. E se for olhar os preços de outras capitais como Medellín, Cali, Popayán e Pasto (que são as que eu conheço), os gastos são ainda menores.

Vale destacar também a carga tributária, a qual tem menos da metade dos imposto que pagamos no Brasil, sem falar nas taxas bancárias… Clique aqui para ler um post sobre o assunto.

3 – Visto de Trabalho

Processo de visto de trabalho é burocrático em todo país, e na Colômbia não é diferente. Demorou 2 meses para eu consegui o visto Mercosul, o qual possibilita trabalhar e viver no país por 2 anos.

Apesar do trâmite não ser rápido, nem se compara com a demora para tirar o visto na Argentina, por exemplo. Já fiz um post detalhando todo o processo, leia clicando aqui.

SAM_6787

4 -Economia

Os colombianos têm um pouco da síndrome de vira-lata, eles acham que estão sempre na pior, mas isto é porque eles não sabem como as coisas estão no Brasil. O peso colombiano vale mais ou menos 20% a mais que o real, algo que ninguém nunca tinha pensado ser possível.

Um dia conversando com Milena, a qual mora em Bogotá, mas antes vivia em Barcelona, ela me disse que a Colômbia está com muito mais vaga de trabalho do que na Espanha. E é verdade, há placa de “Se Solicita” em tudo que é beco.

ibagué trabalho na colombia

Anuncio de vaga em Ibagué.

5 – Poucos Brasileiros

Não tenho nada contra os meus conterrâneos, porém é fato que quanto menos brasileiro tiver um país, menos concorrência você terá que enfrentar. Há vários postos de trabalho para quem fala português, os mais comuns são professor, call center, gerente administrativo, engenharia de sistema…

6 – Alimentação

Esse é o ponto do qual eu mais sinto falta da Colômbia. Pense numa comida boa, bonita e barata. Não foi à toa que eu engordei 10 quilos nos meus três primeiros meses por lá, e olha que sou bem chato pra comer. Veja um post que fiz sobre a gastronomia colombiana clicando aqui.

7 – Diversidade Geográfica

Pra uma pessoa que gosta de passear como eu, a Colômbia é ótima porque você tem todo tipo de turismo: praia, montanha, neve, vulcão, cidade, vida noturna, cultura, música…. Olhando a página do nosso projeto Conheça a Colômbia, você poderá conferir a quantidade de lugares distintos que tem para conhecer por lá.

IMG_1550

Valle del Cocora no Eje Cafetero.

IMPORTANTE: Para viajar pela América Latina com segurança, você precisará de um seguro viagem. Compre o seu com a Seguros Promos, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

12 Responses to Morar no Exterior – 7 Motivos para Viver na Colômbia

  1. Eduardo says:

    “Se necessita vendedora cristiana”, olha a idade das trevas retornando…

  2. P3dro Bilau says:

    Sair do Brasil para viver na Colômbia; Trocar uma bosta por uma merda, grande coisa.

  3. Eleutério says:

    Boa noite! Muito boa essas informações sobre a Colômbia. Não sei se você já conhece um site que faz comparações de custo de vida em qualquer país do mundo, que se chama Numbeo: https://www.numbeo.com/cost-of-living/; ele é muito bom; e aproveitando que falou de custo de vida e que pelo que vi você já visitou o Panamá, gostaria de saber se entre a Colômbia e o Panamá, qual dos dois tem o custo de vida mais baixo?

    • Oi, Eleutério. Eu já tinha entrado num site que fazia esses comparativos, mas não lembro se o mesmo que vc me mandou. Olha, no Panamá achei roupa e eletrônicos mais baratos, porém como lá é dólar, algumas coisas acabam saindo mais caras. No entanto, se vc vive e trabalha lá, aí acho que o custo acaba ficando menor, pois os salários no Panamá costumam ser mais altos, então o mais barato é bastante relativo.

  4. Bel Naves says:

    Gostaria de uma assessoria, pois desejo me.mudar p Colômbia para estudar…Vejo muita coisa sobre Bolívia e Argentina por exemplo, mas muito pouco sobre a Colômbia.

  5. J.Carneiro says:

    OláAmigo – gostaria de saber como funciona o mercado de música Brasileira na Colombia ,, Somos de Recife – Olinda ,, e trabalhamos com eventos (Produção de eventos ) Temos em nosso cast – o Cantos HAMILTON — o grupo QUARTEL DO FORRÓ – E OUTROS ,, Artistas ,,,
    Então estamos querendo fazer um trabalho na Colombia com o cantos HAMILTON , o mesmo faz o estilo Romantico pop , dançante voltado para os anos 90- –2000–vc pode localizalo no YOUTUBE –HAMILTON HAMILTON … SENDO ASSIM A NOSSA FINALIDADE É SABER SE ESSE ESTILO FUNCIONA NA COLOMBIA ,, ANTES DE QUALQUER COISA QUEREMOS AGRADECER , A VOSSA ATENÇÃO — RECEBA NOSS ABRAÇO DESDE BRASIL ..J..Carneiro .

  6. Ana says:

    Olá boa noite! Gostaria de saber se vale a pena abrir uma funerária na Colômbia, me fale uma cidade por favor.

    • Vixe, Ana. Lá tem muitas funerárias, mas não sei se é um negócio lucrativo, de fato. Vou ficar devendo, é um tema que eu realmente não sou capaz de opinar. Rsrsrs. Seria bom vc ir lá e fazer essa pesquisa,pois é algo muito específico. Boa sorte. Abraço.

  7. Marcelo says:

    Fala Uzi, Tranquilo? Trabalho aqui no Brasil por meio da Internet, sendo assim , consigo trabalhar de qualquer lugar, existe a possibilidade de morar na Colômbia sem estudar e nem trabalhar por lá?, manteria minha atual ocupação aqui no Brasil, porém trabalhando de lá. Convertendo peso para real, quanto você acha que seria o mínimo para viver confortavelmente uma família de 3 pessoas? Como seria escolas e hospitais para minha filha? Desde já agradeço sua atenção meu amigo. Abraços!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *