Bósnia e Herzegovina – Medjugorje: Mais Católico que o Vaticano

Bósnia e Herzegovina – Medjugorje: Mais Católico que o Vaticano

Quando eu estava pesquisando sobre a Bósnia, vi a foto de Kravice, um rio com cascatas que logo coloquei dentre os lugares que eu queria conhecer. Veja abaixo e se puder, siga-nos no Instagram.

A “cidade” mais próxima de lá é Medjugorje, um dos sítios mais católicos do mundo, onde acabei ficando por duas noite.

Como Chegar a Medjugorje

Caso você também queira ir ao Kravice, ou tenha interesse no turismo religioso de Medjugorje, a forma mais fácil de chegar é de ônibus. Saindo de Mostar, a passagem custa por volta de 4 euros. Se estiver em Sarajevo, também não há mistério, é só pegar um bus até Mostar e depois fazer a “conexão”.

Mas fique avisado que as estradas da Bósnia são muito estreitas, então nem sempre dá para fazer bate-voltas se a sua base for Sarajevo. Já de Mostar, o percurso dura por volta de 1 hora, mesmo sendo apenas 35 km de distância.

Onde se Hospedar em Medjugorje

Medjugorge é na verdade um povoado, tudo é perto, mas se puder pagar um pouco mais e ficar realmente no centro, vale a pena, pois tirando o centro, o resto é zona rural. Para ver todas as opções de hotéis e hostels clique aqui, e para ver os preços basta colocar suas datas e quantidade de pessoas e quartos.

IMG_8630

Como a essas alturas, eu já estava na falência, optei por uma pousada um pouco distante, mas que o preço e a simpatia dos responsáveis compensavam. Por ser meio complicada de encontrar, ficou certo de que o marido da dona iria me buscar. No posto de informação turística, a recepcionista ligou avisando que eu já havia chegado. Aconteceu que o “motorista” tinha saído e como eu sou ansioso, achei que pudesse encontrar a pousada sozinho.

Resultado, fiquei rodando enquanto um Chevette branco me perseguia. Pensando que fosse um taxista, nem dei atenção, só depois que compreendi que era o marido da dona.

Dica: então se você não quer gastar muito, mas não abre mão de um pouco de conforto, clique aqui e conheça a Pousada Casa del Pellegrino.

O que Ver e Fazer

Sendo sincero, em termos arquitetônicos, a única coisa lá para ver é a catedral, que cá para nós, não é um ponto turístico muito bonito. As fotos que tirei da igreja, ficaram piores ainda. Sendo assim, vou colocar uma picture do site: divinamadre.org.

bosnia med

Na parte de trás da igreja, encontra-se o altar a céu aberto, onde são realizadas a maioria das missas, até porque, como o povoado é abarrotado de fiéis, a missa acaba sendo a principal atração.

Medjugorje bosnia relato Medjugorje o que verIMG_8648

Na extensão desse parque, há uma via crúcis demarcada com pinturas do percurso de Jesus até a cruz.

Medjugorje bosna

No meio da via crúcis, tem uma enorme estátua de Jesus, na qual, pelo o que eu entendi, o Papa João Paulo II tocou quando esteve de visita. Os fiéis então  compram uma espécie de santinho e fazem fila ao redor da estátua para passar o santo justamente no lugar que o Papa falecido tocou.

Medjugorje bosnia Medjugorje bosnia e hezergovina

Caminhando alguns metros mais, encontra-se um mini-museu também ao ar livre da história do povoado.

Medjugorje Medjugorje papa

Um pouco mais a frente, cheguei ao cemitério, afinal, não seria a Bósnia se não houvesse cemitério. E como é de costume, não há muros ou qualquer outra separação, as tumbas estão literalmente em meio as plantações de uva e estradas de terra.

IMG_8615 Medjugorje bosnia herzegovina Medjugorje cemiterio IMG_8622

Para o dia seguinte então, ficou minha visita ao Kravice. Siga-nos no Facebook para não perder a próxima parada.

Medjugorje relato de viagem

IMPORTANTE: Se você vai viajar à Europa, precisará de um seguro viagem. Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *