Apesar de ser um país relativamente pequeno, é necessário muita logística e organização para visitar as principais cidades (Bogotá, Cartagena, Medellín) numa mesma viagem, pensando nisso, segue o meu Roteiro Colômbia para quem tem entre 9 a 12 dias e quer aproveitar o máximo dessa terra cheia de realismo mágico.

Dia 1 – Centro Histórico e Monteserrat (Chegando por Bogotá)

É muito difícil um voo Brasil-Colômbia que não comece por Bogotá, então vamos começar a partir daqui. Se você, chegar pela manhã, ou início da tarde, ainda dá para aproveitar o dia.

Principais atrações do Centro Histórico:

  • Praça Simón Bolívar e Catedral Primata
  • Museu Botero
  • Museu do Ouro e Iglesia de San Francisco
  • Centro Cultural Gabriel García Marquez e lanchar no Juan Valdez ou no El Corral.

Monteserrat

Ir preferencialmente próximo ao pôr-do-sol para ver as luzes da cidade. Clique aqui para mais informações.

Teatro Colón

Se ainda tiver pique, vale a pena conferir a programação do Teatro Colón, situado também no Centro Histórico. Sempre tem um musical ou concerto. Veja mais clicando aqui.

colon teatro

Observação: O Centro Histórico pode não ser o melhor lugar para se hospedar, pois a depender da rua, à noite, não é tão seguro. Confira aqui as dicas de onde se hospedar em Bogotá.

Dia 2 –  Mina de Sal (Zipaquirá ou Nemocón) + Laguna Guatavita

nemocón mina de sal

Mina de sal de Nemocon.

Há duas minas de sal próximas de Bogotá. A mais famosa é a de Zipaquirá, a qual todos denominam de Catedral de Sal. PORÉM, a de Nemocón na minha opinião é muito mais bonita e interessante, foi até locação do filme “Os 33“. Clique nos respectivos links azuis para mais informação.

É possível ir de transporte público, mas caso possa pagar um tour, eu recomendo, pois assim, além da Catedral de Sal, você pode também conhecer a Laguna de Guatavita. Eu fiz este tour que durou o dia inteiro com a Colombia4u, clique aqui para ver como foi.

Dia 3 – Santa Fé, Chicó e Usaquén (ou Jardim Botânico)

Estes bairros estão mais ou menos em sequência. Próximo do Centro Histórico está o Santa Fé (a partir da calle 26 com carrera 7), já pro meio da cidade está Chicó, que é um dos bairros mais chiques (a partir da calle 82 com carrera 12), e também bastante nobre, há a feirinha de Usaquén (a partir da calle 116 com carrera 7)

Principais Atrações de Santa Fé:

Principais Atrações de Chicó:

Principais Atrações de Usaquén

Jardim Botânico

Se ficar muito apertado para fazer tudo no mesmo dia, sugiro trocar o Santa Fé ou o Usaqué pelo Jardim Botânico. Clique aqui para ver o quanto o jardim vale a pena.

Dia 4 – De Bogotá para Cartagena + Ciudad Amuralhada

cartagenacidadeamuralhada

Nem sonhe em ir de Bogotá para Cartagena por via terrestre, o melhor é mesmo de avião. As principais companhias são: Avianca (cada trecho geralmente custa de 90 mil pesos colombianos para cima) e VivaColombia (que é bem mais barata, porém há regras de bagagem a serem consideradas. Clique aqui para saber como viajar pela Viva.

Principais Atrações da Cidade Amuralhada:

  • Andar contemplando as casas coloniais
  • Tomar alguma coisa nos bares da muralha
  • Museu da Inquisição
  • Catedral

Observação: eu tenho muitas ressalvas sobre onde se hospedar em Cartagena. Confira as dicas e as melhores opções qualidade-preço clicando aqui.

Dia 5 – Getsemani, Castelo de San Felipe e Boca Grande

Colado com a Ciudad Amurallada está o Getsemani, que é um bairro não lá tão bonito, mas de certo modo interessante. Bem ao final se encontra o Castelo de San Felipe. E se à tarde quiser praia, você pode gostar do bairro Boca Grande. As praias não são em nada parecidas com a imagem que se tem do mar do Caribe, mas dá pra curtir.

Dia 6 – Tour

Há muitos tours de 1 dia que podem ser feitos a partir de Cartagena. Acessando o site da Colombia4u, você pode ver todas as opções.

colombia4u agência bogotá tours colombia

Eu fiz com eles o Tour da Ilha do Rosário e gostei bastante, na verdade foi a única coisa boa da viagem à Cartagena (se leu os relatos já sabe o porquê que não gostei de lá). Clique aqui para ver os detalhes deste meu passeio.

Dia 7 – De Cartagena a Medellín + Centro Histórico e Pés Descalços

SAM_9688

Outra vez: não pense em ir de ônibus ou de carro, as estradas são muito complicadas por causa da cordilheira. A Avianca e a VivaColombia também viajam para lá, assim como para as demais cidades deste roteiro.

Principais Atrações do Centro Histórico de Medellín:

  • Esculturas de Botero
  • Museu de Antioquia
  • Igrejas

A bem da verdade, eu não conheci quase nada do Centro porque me atrapalhei nas datas, porém sei que há muito o que fazer por lá.

Pies Descalzos

É um lugar bem bonito onde a gente aprende coisas de reflexologia, faz massagem nos pés… E em algumas noites, há um show de luzes que dizem ser lindo, também não deu para eu ir.

Laureles

Uma rua grande só com restaurantes. É o point da cidade. Tem estabelecimentos para todos os gostos.

Observação: já tem um post aqui no blog sobre onde se hospedar em Medellín, é clicar aqui.

Dia 8 – Tour Peñol e Iguatapé

Esse tour é obrigatório. Veja aqui o porquê. Realizei-o com a Colombia4u, então para contratá-lo (e o preço está bom, 41 dólares) segue o link do site oficial.

guatape medellin

Dia 9 – El Castillo, Pueblito Paisa e El Poblado

Museu do Castelo

Um verdadeiro palácio europeu em plena América do Sul. Saiba mais vendo o meu relato.

Pueblito

Localizado mesmo dentro de Medellín, é uma espécie de miniatura e síntese dos povoados da região da Antioquia. De lá se tem uma bela vista da cidade.

El Poblado

Não achei muita graça, mas para quem é baladeiro e gosta de se misturar mais com turistas do que com nativos, é válido.

Fim da Viagem ou Dia 10?

Se você só tem 9 dias inteiros, então provavelmente regressará a Bogotá para pegar o voo de volta para o Brasil, certo? Mas se você ainda tiver 2 ou 3 dias inteiros, e ainda tiver grana, você pode visitar mais uma capital: Cali ou Pasto.

Se for festeiro, vá para Cali dançar salsa todas as noite e se for amante da natureza vá para Pasto.

Dia 10 em Cali

gatos cali

  • Iglesia La Ermita
  • Cinemateca
  • Teatro Municipal
  • Gato del Río
  • Mirante de Belácalzar à noite
  • San Antonío à noite

Observações: clique aqui para ver todas as opções de hotéis e hostels, incluindo possíveis ofertas. Para visualizar os preços, basta colocar suas datas e a quantidade de pessoas e quartos.

Dia 11 em Cali – Tour

Há alguns passeios para se fazer ao redor de Cali. Clique aqui para conferir alguns disponibilizados pela Colombia4u

Dia 12 em Cali – Despedida

Ir até uma das muitas ferinhas de artesanato, caso o seu voo de volta seja mais tarde.

Dia 10 em Pasto – Centro Histórico ou Vulcão

pasto-colombia-narino

Bater perna no Centro Histórico, conhecer o novo Museu do Ouro da cidade, a Igreja de São Francisco…

Ou

conhecer o vulcão que está aos pés da cidade. Já pensou?

Observação: para fechar a viagem com chave de ouro, porque não se hospedar no excelente Hotel Francés La Maisón? A diária custa por volta de uns 160 reais, e vale cada centavo. Para reservar, clique aqui e coloque suas datas e a quantidade de quartos/pessoas para visualizar o preço. Vai que você pega uma promoção.

Dia 11 em Pasto – Santuário de Las Lajas

Deixe sua mala no hotel e vá conhecer este lugar inacreditável. Eu explico o passo a passo para se chegar lá neste post.

Dia 12 em Pasto – Museu e Despedida

Eu não cheguei a ir, mas se o seu voo de volta estiver mais para o fim da tarde, aproveite para conhecer o museu Taminango ou o museu Rosero.

Claro que há muitos outros lugares que valem a pena conhecer, assim sendo, fico então devendo outros roteiros de viagem pela Colômbia.

IMPORTANTE: Para viajar pela América Latina com segurança, você precisará de um seguro viagem. Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5.

Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!


Categorias: Cali, Cartagena, Colômbia, Medellín, Nariño, Roteiro de Viagem

Deixe seu comentário

  1. liviaResponder

    oi
    estou pensando em voltar para a colombia no final do ano.
    já conheço bogotá e cartagena.
    estou em dúvida sobre quanto tempo ficar, pretendo ir a medellin e cali.
    o que acha?
    o eje caffeiro vale mais a pena?
    tem tour de rosas colombianas?
    grata

    • Uziel MoreiraResponder

      Oi, Lívia. Eu amei o Eje Cafetero, farei um roteiro com ele incluso, mas enquanto isto vc pode ver os posts e decidir se pra vc é interessante ou não. Em Medellin, eu ficaria pelo menos 4 dias inteiros, reservava 1 desses 4 para fazer o tour a guatapé. 2 ou 1 e meio em Cali é o suficiente, caso vc não seja de balada e dança. Sobre o tour de rosas, eu não conheço. Qualquer coisa é só falar. Abraços.

  2. liviaResponder

    obrigada pela resposta
    para ir ao eje cafeeiro vou para qual aeroporto?
    quantos dias por lá?
    obrigada de novo.
    não sou de balada.

    • Uziel MoreiraResponder

      Vc pode ir para o aeroporto de Pereira. A quantidade de dias depende da quantidade de tours que queira fazer. Até sexta-feira, eu vou fazer um roteiro pronto pra facilitar, abraços, Livia.

  3. AlineResponder

    Oi Uzi, adorei o post! Gostaria de saber a média de quanto gastou lá nesses 12 dias (foras os custos de passagens e hospedagem, ou seja, com alimentação e passeios)?

    • Uziel MoreiraResponder

      Aline, eu fiz esse roteiro começando de Cartagena, mas saber quanto custa tudo é muito relativo, pois depende do seu estilo e dos tours que vc for fazer. Com alimentação, acho que uns 30 reais no máximo por dia, chutando bem pro alto.

  4. TassioResponder

    Opa, tô indo pra Pasto porque quero conhecer Las Lajas, vou ficar 5 dias, o que você indica pro restante do meu tempo? Grato desde já

    • Uziel MoreiraResponder

      Tássio, 5 dias é muito. Mas vc pode fazer assim: um dia para conhecer o centro e os museus de Pasto, 1 dia para ir no Las Lajas, 1 dia para ir no vulcão ou outro tour ecológico, e os outros dois se tiver pique, podia passar em Popayán. Já tem hotel por lá? Se não, eu agradeço se reservar por este link com os hotéis da cidade:
      Eu recomendo o Hotel Francés La Maison, custa uns 150 mil pesos, se busca mais econômico, tem vários no Centro, mas leia os comentários, pois tem umas ruas do centro que não são muito legais. http://www.booking.com/searchresults.html?city=-594525&aid=810563&no_rooms=1&group_adults=1 Abraço.