Portugal – Coimbra: Mais para Estudante do que para Turista – Parte 1

Portugal – Coimbra: Mais para Estudante do que para Turista – Parte 1

Coimbra é uma das cidades mais famosas de Portugal e está exatamente no meio do país, o que torna fácil visitá-la, porém, na competição entre Lisboa e Porto, a capital universitária entregou o jogo, acomodou-se com os estudantes e esqueceu de agradar aos turistas. Resultado: tornou-se um destino bem aquém do seu potencial.

Vamos saber mais.

Coimbra o que ver e fazer

Sobre a Ponte Maria Clara.

Como Chegar

Se você quer conhecer Lisboa e Porto, provavelmente terá que passar em Coimbra, já que a localização meio que exige isso. Assim sendo, chegar em Coimbra é muito fácil tanto de ônibus quanto principalmente de trem. Basta comprar a passagem no site dos Comboios (trem) ou no de autocarros (bus).

A estação de trem fica no início do Centro Histórico, enquanto a rodoviária (camionagem) fica a 1 km do coração do centro.

Coimbra Centro

Panorâmica da Sé Velha. Clique para ampliar.

Onde se Hospedar em Coimbra

A cidade é pequena para os padrões brasileiros, e menor ainda é a parte turística. O melhor então é ficar no Centro mesmo, ou em volta dele. Clique aqui para ver todas as opções de hotéis e hostels ao entorno desta área. Para visualizar os preços, basta colocar as suas datas e a quantidade de pessoas e quartos.

Dica: Coimbra é um ladeirão. Caso fique muito próximo da Universidade, terá que subir e descer inclinações o tempo todo, pois ela está justamente no topo. Uma opção mais plana é a Praça 8 de Maio (onde está o Monastério de Santa Cruz), o Largo da Portagem, ou ainda (e é até mais barato) logo do outro lado da Ponte de Santa Clara.

coimbra

Largo da Portagem.

Vale a Pena Dormir em Coimbra?

Eu acho que vale, porém não mais que uma noite, ou estourando duas. Como disse, a cidade tem potencial, porém está jogada para as cobras. Pensei que por ter muitos estudantes fosse um município animado, entretanto, é o oposto.

A prefeitura e o povo se conformaram com o sustento que os universitários trazem, e não há muitas atividades para turistas, como por exemplo, acontece em Braga em que toda semana é um evento.

Isto não quer dizer, no entanto, que não haja uma arquitetura interessante, alguns museus, inclusive o mais badalado (e caro) é a biblioteca Joanina, a qual mostrarei na parte 2. Mas veja só, não é todo o mundo que se interessa por bibliotecas, então isto já indica que não são todos os turistas que irão amar Coimbra.

Coimbra ver e fazer portugal

O que Ver em Coimbra

Como não tem propriamente um mar de atrações oficiais, o programa aqui é se jogar no cone de sorvete que é a arquitetura da cidade e se perder pelas ruelas…

Coimbracidade portuguesa Coimbra street

Suas subidas e descidas…

Coimbraportugalrelato Coimbra o que ver

Igrejas…

coimbra catedral

Mosteiro de Santa Cruz.

Coimbra igreja

Sé Nova.

Praças…

IMG_2954

Praça da República.

CoimbraPraça da Republica

Eu e a bibliotecária Débora em frente ao Parque da República.

Construções psicodélicas…

Coimbra arquitetura

Porta do Fado.

Esculturas criativas, como esta que até postei no Instagram do blog (se puder, segue a gente lá).

À noite em Coimbra ao meu ver é o ponto mais fraco, não somente pela falta do que fazer além de restaurantes, em que a média de preço é de 10-12 euros, mas principalmente, porque numa cidade morta, tem-se a impressão de perigo.

Não me senti confortável em andar por aquelas ruelas depois das 9 pm, enquanto que aqui em Braga (onde vivo) não sinto nenhuma preocupação.

coimbra portugal

Embora o meu relato não tenha sido dos mais otimistas, siga-nos no Facebook para não perder a segunda parte na qual falarei da Universidade de Coimbra, afinal, lá é que estão os principais atrativos, então talvez estes o deixe mais animado a conhecer.

IMPORTANTE: Se você vai viajar precisará de um seguro viagem. Compre o seu com a Seguros Promos, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *