Quando eu decidi ir embora da Colômbia, já conhecia as principais cidades (Bogotá, Cartagena e Medellín), inclusive tem um roteiro pronto aqui no blog para quem quer visitá-las, no entanto, faltava conhecer outras regiões igualmente importantes e até mais bonitas como o Eje Cafetero, Valle del Cauca, Nariño, ou seja, todo o sul do país.

Como despedida, fiz então um mochilão,  o qual agora irei compartilhar para facilitar o seu planejamento. Segue pois o Roteiro Colômbia “Sul do País”. A começar para quem dispõe de 11 dias.

Dia 1 – Bogotá e Ibagué

ibague

Tendo tempo para conhecer um país, o melhor é viajar por terra, então siga os passos.

  • Pegue a Van/bus para Ibagué no Terminal de Transporte de Bogotá. Há várias empresas que fazem o trajeto, mas a mais rápida é a Velotax, o percurso dura 3 horas e a passagem custa 32 mil pesos (uns 35 reais).

Onde se Hospedar em Ibagué

Eu sugiro o Hotel Ibagué Plaza porque está no centro, os donos são simpaticíssimos, e me pareceu ter um bom custo-benefício. Leia o meu relato completo sobre o hotel aqui, ou se preferir já fazer a sua reserva, é só clicar aqui. Para ver os preços, basta colocar suas datas e a quantidade de pessoas e quartos. Às vezes, você tem a sorte de pegar uma promoção.

Principais Atrações de Ibagué

  • Centro Histórico
  • Música Park
  • Bolívar Plaza
  • Teatro Tolima

Veja mais acessando o relato da minha visita.

Dia 2 – Villa Restrepo e Estrada La Líne Rumo a Armenia

villa restrepo

Acorde cedo, tome o café da manhã e em frente a Clínica Tolima, que fica no centro de Ibagué, inclusive a poucas quadras do hotel que indiquei, pegue o busão típico para Villa Restrepo, que se trata de uma vila rural cercada de natureza.

Principais Atrações de Ibagué

  • Restaurantes típicos
  • Caminhadas
  • Mirante para o Vulcão Nevado

Saiba mais acessando o relato da minha visita.

  • Volte ainda no início da tarde para Ibagué, pegue suas coisas no hotel e na rodoviária da cidade tome uma van/bus com a empresa Expresso Palmira com destino a Armenia,

ATENÇÃO

A estrada que liga Ibagué de Armenia se chama La Línea e é uma verdadeira montanha-russa, são apenas 80 km que demoram 3 horas para serem feitos. Então como eu tenho estômago fraco e precisava ficar parado um dia para trabalhar, resolvi dormir em Calarcá. Deixo o link da casa e conto detalhes no mesmo post da visita à Villa Restrepo.

Já caso prefira dormir em Armenia que é maior, indico o Hostel Warterlust que também possui quartos privados, sugiro-o pois no dia seguinte de lá ficará mais fácil para seguir o roteiro.  Veja a disponibilidade para fazer a reservar clicando aqui.

Dia 3 – Salento

eje cafetero salento armenia colombia

  • A poucos metros do hotel indicado em Armenia, na Avenida Bolívar em frente ao Centro Comercial Bolívar, pegue a Van que vai até Salento. A passagem custa menos de 5 mil pesos (5 reais). Ou então, contrate um tour com a Colombia4u, assim você conhece Salento e o Valle del Cocora no mesmo dia.

Principais Atrações

  • Andar pelo cidade
  • Subir o monte
  • Tomar o melhor café do país

Veja mais acessando o meu relato.

Onde se Hospedar em Salento

Clique aqui para ver todas as opções de hotéis e hostels na cidade, quanto mais perto da Plaza Bolívar melhor.

Dia 4 – Valle del Cocora

Valle del Cocora Salento

  • Pegue na Plaza Bolívar um jipe que vai até o Valle del Cocora, confira com eles os horários no dia anterior.

Veja como foi a minha visita ao Valle del Cocora.

  • A depender do horário que você sair do Valle, escolha se prefere passar a noite em Salento outra vez ou em Armenia.

Dia 5 – Cali

gatos cali

  • No Terminal de Transporte de Armenia, pegue uma van/bus para Cali. Há várias empresas que fazem o percurso (a Coomotor é a mais famosa) e custa por volta de 28 mil pesos (por volta de 30 reais).

Principais Atrações

  • Centro Histórico
  • Gato de Tejada
  • Iglesia de San António
  • Museu de Ouro

Veja o que fiz no meu primeiro dia em Cali.

Onde se Hospedar em Cali

Clique aqui para ver todas as opções de hotéis e hostels na cidade, quanto mais perto da Plaza Bolívar melhor.

Dia 6 – Tour, Aula de Salsa, Mais da Cidade

Há vários tours dentro e fora da cidade que você pode fazer. Veja todas as opções no site da Colombia4u.

Caso queira se tornar um expert em salsa na terra deste ritmo, a Colombia4u também disponibiliza esta atividade. E você pode também explorar mais da cidade.

Confira como foi o meu segundo dia na cidade.

Dia 7 – Popayán

popayan colombia

  • No Terminal de Transporte de Cali, pegue uma van/bus para Popayán. Há várias empresas que fazem o percurso (como a Expresso Palmira) e custa por volta de 20 mil pesos (uns 22 reais).

Principais Atrações

  • Centro Histórico
  • Museus
  • Universidades
  • Puelito Patojo
  • Pirámide Cerro El Morro

Onde se Hospedar em Popayán

Clique aqui para ver todas as opções de hotéis e hostels na cidade, quanto mais perto do Parque Caldas, que é a praça do Centro, melhor.

Dia 8 – Mais Popayán e Termales

Embora não seja mito grande, a Cidade Branco, como é chamada, é tão encantadora que eu acho que vale ficar mais um dia para ver tudo com calma, provar da gastronomia e até ir a uma das termas que ficam próximas, a mais famosa é a de Aguatibia.

Dia 9 – Pasto

pasto

  • No Terminal de Transporte de Popayán, pegue uma van/bus para Popayán. Não lembro o nome específico das empresas que fazem o trajeto, pois comprei na hora. A passagem custa entre 28 e 35 reais.

Principais Atrações

  • Centro Histórico

Veja mais no meu relato.

Onde se Hospedar em Popayán

Depois de toda esta viagem, a gente merece ficar num hotel legal, então indico o Hotel Francés La Maison. Assista abaixo o vídeo que fiz sobre ele e a região. E se quiser ver a disponibilidade do hotel para as suas datas é só clicar aqui. O hotel é disputado, pois tem poucos quartos e um ótimo custo-benefício, então se considere com sorte se achar vaga.

Dia 10 – Santuário de Las Lajas

  • Você pode pedir para que o hotel contrate um tour para si, ou então vá até o Terminal de Transporte de Pasto e pegue uma van/bus para Ipiales, de lá pegue um táxi até o Santuário (foto de capa). Volte para dormir outra vez em Pasto.

Saiba mais sobre como chegar e o que ver em Las Lajas.

Dia 11 – Ida para o Aeroporto de Bogotá

  • No Aeroporto de Pasto, embarque com a Viva Colombia (mais barata) ou com a Avianca para Bogotá para assim pegar seu voo de volta ao Brasl.

Para Quem Dispõe de Apenas 8 Dias

Neste caso, no dia 1 você irá pegar um voo de Bogotá para Pereira, a Colômbia4u tem vários tours que te ajudam a conhecer a cidade e região. No dia 2, você vai para Salento e passa a seguir o roteiro acima, porém permanecendo apenas 1 dia em Cali e 1 dia em Popayán, voltando então a Bogotá no oitavo dia.

Espero que o roteiro tenha ajudado, e obrigado a quem puder reservar os hotéis pelos links aqui expostos, assim como comprar o seguro viagem para não passar perrengue. Siga-nos no Facebook e boa viagem.

IMPORTANTE: Para viajar pela América Latina com segurança, você precisará de um seguro viagem. Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5.

Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!


Categorias: Colômbia, Roteiro de Viagem

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários