Polônia – A Realização de um Sonho (+ Considerações e Custos)

Polônia – A Realização de um Sonho (+ Considerações e Custos)

Desde que descobri que viajar é possível, mesmo diante as limitações, meu sonho era conhecer a Polônia, isto porque sempre me interessou o tema do Holocausto, um episódio sem precedentes na História da Humanidade, afinal imagine: um governo legalmente segregar uma etnia ao ponto de privá-los não só da liberdade, mas também da vida, uma vez que estas pessoas foram levadas a verdadeiras fábricas de morte.

O Campo de Concentração de Auschwitz, 70 km da Cracóvia, é uma logística de assassinato que precisa ser visitada para se conseguir refletir sobre esse genocídio que se tornou um elemento circunscrito no umbral do  conteúdo e da estética das mais variadas artes, principalmente dentro da literatura.  Então  como doutorando na área, meu  desejo  de ir lá só  aumentou.

Passei por mais ou menos 20 países da Europa, porém a Polônia se encontra numa posição geográfica que calhou de me atrapalhar. Toda vez que tentava ir, a oferta de voos e o calendário se mostravam uma baita contra mão. Quis a vida, no entanto, que finalmente eu conseguisse realizar esta viagem justamente no mês do meu aniversário, uma semana antes de completar 30 anos (vai ter crônica). Ou seja, foi de fato um presente que eu mesmo me dei. E saiu  barato.

IMG_4869

Sobrevoando Varsóvia.

Então aqui já vai uma dica para quem quer ir gastando pouco. Há voos da Ryanair saindo de Madrid por preços bem convidativos. Eu paguei menos de 170 reais ida e volta (45 euros em total). Cheguei por  uma cidade que eu nunca tinha ouvido falar na vida:  Wroclaw, que em português se chama Breslávia.

De Bréslavia, eu peguei um voo  para Varsóvia, que é a capital. E acredite no que vou  dizer agora: paguei apenas 5 EUROS, isto  é, uns 19 reais. Passei três dias em Warsaw, depois fui para Cracóvia de trem,  fazendo o mesmo percurso que os judeus fizeram ao caminho da morte. Eu estava  tranquilamente no trem lendo, olhei para a janela e reconheci na paisagem, as árvores que aparecem no filmes sobre esta amarga viagem  rumo ao fim.

IMG_5222

A diferença é que no comboio  em que estava havia todo o conforto que  os judeus não tiveram. Mesmo custando somente 4 euros num trajeto de 3 horas e meia. Na Polônia dá até para se sentir rico.  Logo  no dia seguinte,  fiz o tour em Auschwitz que me foi oferecido pela Get Your Guide. Eu indico porque dura 7 horas e custa de 23 a 28  euros, a depender do horário, e o guia é realmente bem preparado. Próximo domingo farei um post  contando tudo.

Depois das noites em Cracóvia, peguei o ônibus novamente rumo a Wroclaw. Outra vez, é inacreditável o preço que paguei: 3 euros numa viagem de quase 4 horas. Com mais tempo, pude então conhecer o centro  da cidade e fiquei apaixonado, não só por lá quanto pelo país em geral. Estava antes com medo de me decepcionar, isso acontece muito quando as expectativas são altas, porém  a Polônia as superou.

Varsóvia me impressionou com os seus museus, a estadia em Cracóvia me impactou e Wroclaw me encantou. De ruim mesmo,  o que posso falar é da comida, que geralmente é sempre um tema complicado, já que não posso comer algumas coisas, e lá quase tudo leva carne de porco, tomate (que preciso evitar) e molhos branquelos que não me convidaram.

E por falar em brancura, pense num povo branco. Mas apesar da palidez  excessiva, já que  o sol lá é fraco (tanto que quase nenhuma casa tem black out nos quartos), o povo em si é muito bonito, verdade também que um tanto frio, fica devendo na simpatia,  mas isso eu já esperava, assim como também já sabia que quase ninguém lá fala inglês, por isso a comunicação é um meio complicada.

No mais, como dito, valeu muito a pena, e até gostaria  de ter ficado mais tempo.  Siga-nos no Facebook para não perder os relatos de cada cidade, e principalmente, de Auschwitz, pois é uma lição que a gente precisa ter.

IMPORTANTE: Se você vai viajar à Europa, precisará de um seguro viagem. Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *