Dica de Viagem – Qual Dinheiro levar para a Colômbia: Dólar, Real ou Pesos?

Dica de Viagem – Qual Dinheiro levar para a Colômbia: Dólar, Real ou Pesos?

Sempre me perguntam qual dinheiro levar para a Colômbia e por isso então resolvi fazer este post para dar a minha opinião. No entanto, saliento desde já que o modo mais barato pode variar muito conforme o câmbio, novas leis, lugares a ser visitados, etc.

Dito isto, vamos à resposta. Eu defendo a ideia de que o melhor é levar reais e trocar nas casas de câmbios em Bogotá. Há três lugares na capital colombiana que indico por ter as melhores cotações:

  • Na carrera 15 entre as calles 120 e 122 (entenda os endereços clicando aqui), dois quarteirões anteriores e opostos ao Shopping Unicentro, existe um pequeno centro comercial apenas com lojas de câmbios, lá eles compram reais por um bom preço.
  • Outra opção é no Shopping Galerias (calle 53 carrera 25), o qual possui mais ou menos 5 lojas, pesquise em todas, principalmente numa bem escondida que há na parte de cima das lanchonetes, já perto da saída para a transversal ou carrera 27.
  • E perto do Museu do Ouro, mais especificamente na Avenida Jimenez da carrera 4 a 6, também pode encontrar melhores cotações.

casa de cambio bogotá

Diferente do que acontece no Brasil, na Colômbia não tem isso de câmbio turismo e comercial, é tudo uma coisa só, tampouco tem IOF de 6,35%, então sempre sairá mais barato comprar peso colombianos com reais em Bogotá do que em qualquer casa de câmbio do nosso país.

Há quem prefira comprar dólares no Brasil e depois fazer a troca na Colômbia, porém acho que neste caso, perde-se dinheiro duas vezes, já que são duas trocas. Para quem vai à Cartagena e San Andrés, o câmbio lá não é tão bom como se encontra em Bogotá e até em Medellín, mas ainda assim acho que compensa levar reais, vai DEPENDER realmente da cotação do período da sua viagem.

Para comparação,  se o real está valendo 930 pesos colombianos, em Bogotá você encontra quem lhe pague até 860, já em Cartagena, o máximo que você pode conseguir é 750. Seguindo esta lógica, olhe quanto está o real na Colômbia, e faça as contas sem esquecer do IOF e dos valores praticados no Brasil.

Bogotá_centro_comercial_Galerías

MAS  ATENÇÃO, lembre-se que você está na América do Sul, então não confie apenas em dinheiro, pois vai que seja furtado, ou perca a carteira?! Leve também cartões de crédito, e se sentir mais seguro, um pouco de dólares, apesar de eu realmente achar desnecessário, já que você pode trocar um pouco de reais ainda no aeroporto.

Veja também se a data da sua chegada não cai em feriados, pois desse modo você teria menos opções de casas de câmbio abertas, inclusive se chegar de madrugada, as lojas do aeroporto também podem estar fechadas.

E é isso, espero ter ajudado. E se sim for, siga-nos no Facebook, compre o seu seguro viagem por aqui usando o cupom UZIPORAI5 para ter 5% de desconto, dê uma olhada nos passeios que você pode fazer com a Colombia4u e confira as dicas de onde se hospedar em Bogotá, Cartagena e Medellín. Buen Viaje!

colombia4u

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *