Luxemburgo – Cemitério Americano e Alemão: O Resultado da Guerra

Luxemburgo – Cemitério Americano e Alemão: O Resultado da Guerra

No primeiro post sobre Luxemburgo, mostrei o Centro Histórico e dei dicas práticas sobre onde se hospedar, já no segundo falei das atrações periféricas da cidade. Agora é a vez de pegar o carro (seja alugado, táxi, ou tour, pois o transporte público não serve neste caso) e rodar 6 km para fora do município, a fim de conhecer dois lugares que merecem a visita: o Cemitério Militar Americano de Luxemburgo e o Cemitério Alemão.

Lux American Cemetary

Desde que vi no Facebook a foto de uma amiga tirada neste cemitério, fiquei doido para conhecer, pois além de “bonito”, ele é cheio de história. Eu, Elisângela (colega da faculdade que reencontrei em Luxemburgo após anos sem se ver) e Andreas (o noivo alemão dela) chegamos lá por volta das 10:30 da manhã de um domingo nebuloso.

luxemburgo american cemitary entrada como chegar

Há vários memoriais em homenagem às vítimas da guerra, inclusive com o nome de todos que lá estão enterrados.

luxemburgo american cemitary memorial luxemburgo american cemitary 3

Também há um mapa gigante para que o visitante entenda melhor onde e porquê se deu a Batalha de Ardenas, famoso conflito entre os aliados e o exército nazista, o qual começou em dezembro de 1944 e só terminou no fim de janeiro de 1945, justamente na tríplice fronteira Bélgica-Luxemburgo-Alemanha.

luxemburgo cemiterio guerra

De resto, o que se tem para ver são as tumbas. O número de cruzes impressiona.

luxemburgo cemitério americano luxemburgo cemitério americano 3

É tanta sepultura que somente um drone é capaz de captar todas elas em apenas uma foto. O máximo que consegui fotografar com uma panorâmica foi esse.

luxemburgo american cemitary 2

Sandweiler German War Cemetery

Mais ou menos a 1 km e meio de distância, está o Cemitério dos soldados nazistas, o qual confesso que eu não sabia da existência, o Andreas foi quem descobriu, e é claro que sendo ele alemão não poderia deixar de ir lá também.

luxemburgo cemitary german war

A entrada do German Cemitery é muito mais discreta, escondida e tensa. Se eu estivesse sozinho, não sei se teria coragem, pois pense num caminho sinistro.

luxembourg cemitary war gemany

Tudo aqui é mais rústico que o anterior, inclusive as cruzes.

luxemburgo cemiterio alemão 2 luxemburgo cemitério alemão

Enquanto o cemitério americano tinha muita gente, pelos menos umas 100, no alemão só estava nós três, o que nos indica duas coisas: 1; este é pouco conhecido, 2; ninguém quer prestar homenagem aos vilões da guerra.

luxemburgo cemiterio alemão 5

Há um mural explicando que a ideia em fazer estes dois cemitérios um ao lado do outro se deu como forma de pregar a união dos povos e proclamar que nenhuma guerra vale a pena.

A seguir, uma foto que postei no Instagram (se puder, segue a gente lá) com Elisângela e Andreas refletindo sobre o destino dos seus antepassados.

E a viagem não acabou aqui. Próxima parada do trio: Castelo de Viaden. Siga-nos no Facebook para não perder.

IMPORTANTE: Se você vai viajar à Europa, precisará de um seguro viagem. Compre o seu com a Seguros Promos, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *