Polônia – Varsóvia: O Centro Histórico que Hitler Destruiu – Parte 1

Polônia – Varsóvia: O Centro Histórico que Hitler Destruiu – Parte 1

Como já havia dito anteriormente no post de considerações gerais sobre a Polônia, o meu sonho era ir ao país para poder visitar Auschwitz, no entanto, todo o mundo dizia para que eu não deixasse de conhecer também Varsóvia. Resolvi seguir o conselho e não me arrependi, pois a capital polonesa é realmente um estouro de beleza, história, cultura e vida… A começar pelo seu incrível (e reconstruído) Centro Histórico.

varsovia relato de viagem

Uma das entradas da Cidade Velha.

Como Chegar ao Centro de Varsóvia Saindo do Aeroporto Chopin

A forma mais barata de chegar ao centro é pegando logo na frente do aeroporto o ônibus 175. Ele para tanto na estação central (parada Dw. Centralny 01) quanto na Cidade Velha (parada Pl. Pilsudskiego 06). O bilhete custa por volta de 4 zl (menos de 1 euro, ou seja, menos de 4 reais).

Se tiver moedas, insista com o motorista que ele lhe venderá o ticket. Foi o único bus que aceitou que eu pagasse em dinheiro, geralmente a compra é feita com cartão de crédito em máquinas que estão fora dos transportes.

 Onde se Hospedar em Varsóvia

Quanto mais próximo do Centro Histórico melhor, pois é lá que estão concentradas a maioria das atrações. Clicando aqui, você confere todas as opções de hotéis e hostels da área central.

Caso não se incomode em ficar em bairros mais distantes, clique aqui e confira toda a gama hoteleira da cidade. Para visualizar os preços basta colocar suas datas e quantidade de pessoas e quartos.

varsovia instagram

O que Ver em Varsóvia

Independente de onde esteja hospedado, sugiro começar o seu passeio pela Cidade Velha, a qual era totalmente cercada por muralhas até 1944, ano em que Hitler mandou bombardear tudo.

varsovia warsaw old town

Marcas da destruição.

varsovia warsaw

Memorial em prol dos resistentes poloneses.

Em 1939, os nazistas invadiram a Polônia e a ocuparam como se realmente fossem os donos. A posição geográfica do país era perfeita, pois servia de escudo alemão contra os russos, e de quebra facilitava o plano de exterminar todos os judeus da Europa.

varsovia como chegar

Alguns poloneses criaram uma resistência de guerra, eram os chamados revoltosos. Sempre que algum era capturado, das duas uma: ou era executado sumariamente, ou iam trabalhar nos campos de concentração.

varsovia museum

varsovia cidade destruida

Memorial ao ar livre em homenagem aos revoltosos.

Em 1944, aproveitando que os nazistas perdiam forças no combate com os americanos e ingleses, os poloneses rebeldes organizaram um grande ataque que prejudicou e muito o exército nazista.

Varsovia historia

A rebelião foi contida pelos e todos os rebeldes foram mortos.

varsovia guerra

Panorâmica do memorial aos rebeldes. Clique para ampliar.

Mas Hitler não se contentou em matar os revoltosos. Com ódio dos poloneses, mandou bombardear os civis como ato de vingança para que o povo engolisse de uma vez por toda o seu domínio.  A cidade veio abaixo e mais de 150 mil habitantes morreram.

varsovia hitler

No endereço ul. Brzozowa 11/13, encontra-se o Museu de Reconstrução da Cidade, e as imagens impressionam, porque realmente quase tudo teve que ser refeito, para se ter uma ideia, 85% do município foi destruído.

varsovia museu polonia varsovia museu 2 varsovia reconstrução varsovia cenrto 3

Vários anos e milhões de euros depois, a capital se reergueu e encanta quem por ela anda.

Varsovia predio

A praça principal…

varsovia polonia Varsovia praça Varsovia poland

Com os seus prédios de fachadas bonitas…

varsovia centro historico Varsovia prédio varsovia arquitetura 2

Suas ruas diferentes…

varsovia relato uzi por ai varsovia construão 2

Restaurantes, dos mais variados, e acolhedores…

Varsovia restaurante varsovia 2

E do lado de fora da velha muralha, tem-se ainda o Palácio Nacional, o qual mostrarei melhor em outro post, pois é imenso e lindo por dentro.

varsovia old town

Andar pelo centro de Varsóvia já é uma atração, porque como podemos constatar, trata-se de um museu a céu aberto.

varsovia o que ver varsovia o que ver e fazer

…E que não  esquece  a sua história. Há memoriais por todos os lados, como este da foto abaixo em que se lembra a morte de 22 mil soldados assassinados e enterrados em fossas comuns no bosque de Katyn, na Rússia. Por 50 anos, os alemães levaram a culpa também de terem cometido tal crime, porém em 1990, o governo russo assumiu que foi o seu exército que matou todos estes poloneses, sem nenhuma necessidade, já que eles já eram seus prisioneiros.

varsovia katyn varsovia centro historico 2

Ainda tem muita coisa de Varsóvia para ver, então nos siga no Facebook para não perder os próximos posts, e também no Instagram, onde poderá ver outras fotos, como esta logo abaixo, tirada no belíssimo Palácio Nacional.

IMPORTANTE: Se você vai viajar à Europa, precisará de um seguro viagem. Compre o seu com a Seguros Promos, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *