Amizade de Viagem – Marisol Hasani: A Apresentadora de um Admirável Mundo Novo

Amizade de Viagem – Marisol Hasani: A Apresentadora de um Admirável Mundo Novo

A primeira vez que eu saí do Brasil foi em 2010. Fiquei em Portugal por 1 mês na casa de uma conhecida e logo em seguida me mudei para Sevilla, na Espanha, onde eu não conhecia absolutamente ninguém. Poucos dias depois, no entanto, fiz várias amizades com o pessoal da escola em que estudava espanhol e, entre elas, estava Marisol.

Diferente dos demais colegas, minha conexão com ela foi muito rápida, conhecemo-nos de manhã e à tarde parecia que já éramos amigos de infância. Nossa comunicação era toda em espanhol, pois ela “só” falava alemão, inglês, francês, espanhol e italiano.

Embora nascida e criada na Suíça, Marisol era de origem muçulmana advinda da Albania. Na época, eu não fazia ideia de onde estes países estavam, geograficamente falando, e tampouco entendia o que de fato significa ser um muçulmano. Apesar de termos a mesma idade, ao meu ver, ela era mito mais inteligente e culta. Até me perguntava o porquê dela preferir ficar comigo do quê com os colegas europeus.

amizade de intercâmbio

Outra coisa que me fazia pensar era a atenção que ela dava a tudo o que eu  falava. Por que alguém tão inteligente vai ficar dando ouvidos a um jeca tatu que saiu do sertão da Bahia, e que ainda não conhece nada do mundo? Conforme o tempo foi passando, dei-me conta, graças a amizade de Marisol, de duas coisas muito importante.

Primeiro: eu não era tão desinteressante e burro como pensava. Segundo: independente de raça, cor, credo, cultura e dinheiro, sempre será possível encontrar – mesmo longe de casa – alguém que vai se identificar com você, alguém com quem contar.

amizade de viagem marisol

Foto que tirei de Marisol no bar de flamenco La Carbonería.

Sem querer, Marisol me mostrou um mundo que até então desconhecia. Ela não sabia de quem eu era filho, da minha condição financeira e nem fazia questão de saber de minhas ideologias, ou do que eu deixava de ter. O que lhe interessava era o meu conteúdo como ser humano, da mesma forma que eu admirava o conhecimento dela.

Achava fantástico, como mesmo tão nova, por volta de 21/22 anos, ela falava de todos os assuntos que se possa imaginar. Lembro de um dia em que, à beira do Rio Guadalquivir, ela dizia sua opinião sobre a diáspora dos judeus. Cá comigo pensei: quero ser interessante assim, saber falar de tudo, e ser admirado não pelo que tenho, mas pelo que eu conheço e sou.

Pode parecer besteira, mas eu nunca antes havia parado para pensar nestas questões. Todo esse período que convivi com Marisol, foi como se ela me levasse no tapete do Aladdin para me apresentar as possibilidades que existe no mundo, e eu encantado nunca mais me adequei a vida de antes, tornei-me um explorador e, por consequência, um blogueiro de viagem, que hoje vive e faz doutorado na Europa. Talvez nada disso teria acontecida se esta minha primeira experiência no exterior não tivesse sido tão positiva.

No último dia em que estive com Marisol em Sevilla, ficou claro que havia sido um encontro especial, pois conseguíamos compartilhar coisas que não contamos a todos, porém, eu só vim ter noção do quão necessária foi a amizade dela para o rumo que minha vida tomou, quando a reencontrei três anos depois na Suíça. Conversando com ela ao som de Wanessa da Mata em Lucerne, vi que não existe coincidência.

No decorrer da jornada, houveram outras Marisoles, isto é, pessoas fundamentais no meu aprendizado com ser  humano. Viajando, você também encontrará estas amizades. Vá sem medo.

Se ainda não nos segue no Facebook, clique no botão do like abaixo para seguir e fazer parte dessa viagem.

IMPORTANTE: Se você vai viajar, precisará de um seguro viagem (inclusive, para a Europa é obrigatório). Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *