Colômbia e TV – Villa de Leyva: a Cidade da Novela Zorro e da Minissérie La Pola

Colômbia e TV – Villa de Leyva: a Cidade da Novela Zorro e da Minissérie La Pola

Zorro: A Espada e a Rosa é uma novela de 2007, e muitos devem ter assistido quando passou na Record. A trama do heroi mascarado em forma de folhetim foi produzida pelo Canal Caracol em parceria com a Telemundo e a Sony Pictures. Assim sendo, tratou-se de uma superprodução com um orçamento nunca antes vistos por essas bandas.

Para se ter uma ideia do alto investimento, a música de abertura era cantada por ninguém menos que Beyoncé. Uma canção feita exclusivamente para a novela. E não para por aí, a festa de lançamento foi realizada em Los Angeles, numa das ações de marketing mais violentas de que se tem notícia.

Cartagena – cidade onde Betty, a Feia passou uma temporada ao sair da Ecomoda, lembra? – serviu de locação para o primeiro capítulo. Já todos os outros se passava em Villa de Leyva, e ao chegar lá entendi por quê. Fundado em 1572, o povoado parece que parou no tempo: calçamento de matar qualquer algum, arquitetura colonial, cachorros por todos os lados, natureza intacta…

Foto 1 Villa de Leyva plaza mayor

Tranquila e minúscula, Villa de Leyva sofreu uma revolução durante a gravação dessa novela, tanto para o bem quanto para o mal. Com atores de peso no mundo latino, como Arturo Peniche (par romântico de Thalia em Maria Mercedes), Osvaldo Rios (conhecido pela novela Kassandra e por ser ex-namorado de Shakira) e Marlene Favela (de Gata Selvagem, exibida pela Rede TV!), o lugar se encheu de turista.Por outro lado, o município ficou propositalmente sujo. Os cenógrafos pediram autorização da prefeitura e sujaram todas as paredes brancas para representar a sujeira de antigamente.

As aforas da cidade também serviram de locação. Na abertura, o zorro corre a cavalo pelos desfiladeiros dos arredores de Villa, os quais faz o viajante morrer de medo porque parece que o ônibus vai despencar.

Também há várias cenas românticas entre o casal protagonista no Pozos Azules, que nada mais é do que uma enorme lagoa, na qual fui parar ser querer, pois resolvi andar um pouco fora do povoado e acabei me perdendo. Clique aqui se quiser saber como foi essa burrice.

foto 2 pozos azules

Mas afinal, como diria Silvio Santos: a novela foi sucesso, sucessinho ou sucessão? Nenhuma das três. Foi um fracasso retumbante com o selo “Babilônia de rejeição”. Provavelmente foi devido ao ótimo marketing que o Zorro veio parar no Brasil, porque a audiência foi pífia.

Mas em 2010, o Canal RCN também produziu um folhetim em Villa de Leyva, a qual se chamava La Pola. Baseada em fatos históricos, a trama narrava a vida de Policarpa Salavarrieta, uma espécie de Tiradentes da Colômbia que, assim como o nosso inconfidente, morreu lutando pela independência.

No Hotel Plaza Mayor, onde se hospedaram os atores de ambas as produções, o recepcionista – Mauro Velazquez – contou-me que na época como estava desempregado chegou a fazer figuração e ganhava 40 mil pesos (60 reais) por dia, além do café da manhã e o almoço. Disse-me que para os nativos era vantajoso ser figurante, pois ganhavam um troco, comiam de graça e ainda apareciam de relance na televisão.

Foto 3 Credito Mauro Velazquez 3 Foto 3 - Créditos Mauro Velazquez 2 Foto 3 - Creditos Mauro Velazquez 1

Já Wiffry Reina, proprietário da mercearia-bar em que os atores se reuniam para beber, contou-me que na época das novelas pagavam 80 mil pesos (100 reais) aos comerciantes pelo dia perdido, pois tinham que fechar seus estabelecimentos durante as gravações que chegavam a durar o dia todo. Foi em homenagem à novela da RCN que Wiffry rebatizou seu comercio de Polita.

Foto 4 Wiffry Reina, propietário da Polita

A título de curiosidade, Julián Arango, interprete do Hugo Lombardi em Betty, a Feia, esteve no elenco de La Pola e chegou a ganhar um prêmio por sua atuação. Confiram no vídeo abaixo Arango num papel completamente diferente do que estávamos acostumados a ver. Atenção também para o pai de Armando Mendonza interpretando um juiz carrasco. A sequência com os atores inicia no minuto 7.

Embora Villa de Leyva fique um pouco distante de Bogotá, é possível fazer um tour por lá com a agência Colombia4u. Clique aqui para saber mais. Boa viagem.

colombia4u

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *