Dica de Viagem – Como Viajar de Avião pela Europa Gastando Pouco

Dica de Viagem – Como Viajar de Avião pela Europa Gastando Pouco

Apesar do euro estar pela hora da morte, viajar de avião pela Europa pode ser muito mais barato do que em qualquer país da América Latina, tratando-se de Brasil então nem se fala. Acontece que por aqui há muitas companhias aéreas low coast, traduzindo, de baixo custo.

Para se ter ideia, na Polônia eu cheguei a pagar apenas 5 euros em um voo, isto é, pouco menos de 20 reais. Em viagens de Portugal para a França, cuja a distância é tipo da Bahia para São Paulo, já paguei tão somente 15 euros ida e volta, 7 para ir e 8 para voltar (menos de 60 reais, no total).

As empresas mais famosas por vender passagens tão baratas são a Easyjet (mais rotas entre norte e oeste europeu), Vueling (liga a Espanha e outros países do sul), Wizz (mais conexões entre o norte e o leste), e por último, Ryanair (atende quase que inteiramente todos os países). Cada uma dessas companhias têm suas regras e taxas específicas em relação à bagagem e check-in, então antes de efetuar a compra, certifique-se das políticas e condições.

Como a mais barata e a que tem mais rotas se trata da Ryanair, aqui vão algumas dicas para conseguir voar pagando as tarifas mais baixas.

Como Viajar pela Ryanair

Sendo realmente muito barata, principalmente no outono e inverno, o atendimento da Ryanair não é dos melhores. Então não espere um pessoal ultra simpático, embora eu deva admitir que nos últimos tempos eles melhoraram bastante neste ponto. Sem falar que é muito raro um voo deles atrasar. No meu caso, 90% das vezes chegaram pontualmente.

O que de fato pode pesar a experiência e o preço de se viajar com a Ryanair é a bagagem. Você pode levar de graça 1 mala pequena com até 10 kilos e mais uma bolsa ou saco com até 5 kilos. Ambos volumes devem estar dentro das medidas estipuladas na imagem a seguir.

medidas bagagem ryanair

A bolsa ou saco pode ser levado consigo na cabine do avião, já para levar a mala consigo, para assim não ter que esperar depois na esteira, você deve pagar 5 euros, o que inclui o direito de escolher o seu assento, antes de efetuada a compra. Eu sempre distribuo o peso desta maneira, despacho a mala de 10 kilos para o porão e aceito o assento que eles determinarem.

Mas para quem estar com uma mala que excede as medidas gratuitas, terá que desembolsar entre 20 a 25 euros para poder levar uma mala de até 20 kilos com até 119 cm de largura e altura, e 85 cm de diâmetro. Não é raro que o valor para levar esta bagagem saia mais alto do que a própria passagem. A boa notícia é que pagando pela mala, também se ganha outros direitos, como por exemplo, a permissão de poder escolher o seu próprio assento.

Às vezes, acontece promoções também no preço da bagagem. Vejamos por exemplo a seguinte simulação. De onde eu moro em Portugal para Paris, a passagem está custando apenas 4,89 euros. No entanto, se eu quiser levar uma mala extra de até 20 kilos, o preço total sobe para 23,79. E se eu quisesse o direito de poder reagendar a viagem para outro momento, aí o valor aumentaria ainda mais, como podem ver no print.

viajar com Ryanair

Por fim, outro ponto importante: o check-in. O passageiro precisa fazer o check-in online e ir ao aeroporto com a passagem impressa. Caso não tenha imprimido a passagem, terá que pagar uma multa, que se não me falha a memória, é de 25 euros. Os únicos que podem fazer o check-in no aeroporto são aqueles que pagaram a tarifa mais cara.

No começo pode parecer confuso, mas depois se acostuma. Além do quê, mesmo quando a compra da bagagem se faz necessária, o valor total geralmente sai ainda mais barato do que uma companhia aérea “normal”.

Por minha parte, não posso reclamar. Já viajei a Europa toda pela Ryanair e só tenho a agradecer, mesmo que ela não ofereça sequer um copo de água, tudo no avião é pago.

Gostou da dica? Então nos siga no Facebook no botão de like e até.

IMPORTANTE: Se você vai viajar, precisará de um seguro viagem (inclusive, para a Europa é obrigatório). Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *