Escócia – Glasgow: Decepção Gelada

Escócia – Glasgow: Decepção Gelada

Sempre achei Glasgow uma palavra bonita, logo imaginava que a cidade estivesse à altura do seu nome, a verdade, no entanto, é que a maior metrópole da Escócia não tem nada de extraordinária, pelo contrário, chega a ser uma baita decepção, principalmente, para quem passou antes por Edimburgo, que é o município mais bonito do país, e certamente, um dos mais encantadores da Europa.

Arquitetônicamente falando, Glasgow é uma espécie de prima falida de Edinburgh, e o que piora tudo é o descuido abaixo do céu quase sempre depressivo. Achei tudo muito sujo, o que inclusive tem uma explicação, mas vamos por parte.

Glasgow escocia relato

Como Chegar

Eu fiz um bate-volta saindo de Edimburgo. Basta pegar o trem e em 60 minutos já estará lá. Comprando a ida e volta nas máquinas da estação, o valor total não passa de 12 libras (uns 50 reais).

Glasgow station estação

Estação de Glasgow.

Onde se Hospedar em Glasgow

Na minha opinião vale muito mais a pena dormir em Edimburgo, entretanto, acredito que a estadia em Glasgow seja mais barata. Clicando aqui você confere todos os hotéis e hostels da cidade. Para ver os preços, basta colocar suas datas e a quantidade de pessoas e de quarto.

Glasgow o que ver e fazer

O que Fazer em Glasgow

Por ser bem mais barata que Edimburgo e ter um comércio mais amplo, muita gente vai até lá fazer compras, isto porém não significa que seja um bom destino para nós brasileiros comprar, afinal, sendo a moeda libra, tudo sai o olho da cara se convertido para real. O “mais barato” só funciona em comparação com outras grandes metrópoles do Reino Unido.

Glasgow souveris

Por causa deste caráter comercial, o Centro Histórico, que tem lá seus pontos turísticos, acaba ficando meio desorganizado, com lixos e mais lixos amontoados pelas esquinas. O visitante precisa então esquecer os detalhes e focar nos prédios antigos…

Glasgow arquitetura viajar Glasgow arquitetura Glasgow relato de viagem

…Nas torres de relógio espalhadas…

Glasgow relogio Glasgow city

E sem esquecer dos shoppings que, no geral, por dentro, convertem-se numa atração.

Glasgow store Glasgow shopping Glasgow shopping scotland

Para quem gosta de galeria de arte, e mais especificamente, de arte moderna, encontrará boas distrações, como a Light House.

Glasgow o que fazer

Galeria de Arte Moderna.

glasgow museus gallerie

O teto da galeria.

Glasgow house light

Escada da Lighthouse.

Outra coisa que chama atenção são os grafites, há vários bem elaborados, pena que o entorno não ajuda.

Glasgow grafitti Glasgow grafite

Rodando bastante em busca dos pontos mais interessantes, descobri um museu de polícia com entrada gratuita. E como de graça, até injeção na testa, entrei. O prédio estava tão sujo que tive dúvidas se ali não era um bordel ou coisa pior. A péssima impressão só foi embora quando cheguei ao segundo piso, onde se encontrava o tal museu.

Glasgow museum Glasgow police

Embora minúsculo, não gastei lá mais de 20 minutos, a exibição era interessante, pois além de contar a história da polícia escocesa, ela também mostrava algo de todas as polícias do mundo, inclusive a do Brasil, representada pelo uniforme da PC de Florianópolis.

Glasgow museum police Glasgow museum 2 Glasgow museum brazil police

Os senhores que cuidam do museu, é necessário dizer, são uma simpatia. Ficaram empolgados quando falei que eu era do Brasil. E parando para pensar, não foram apenas eles, todos os escoceses com quem tive contato foram muito amigáveis, e a simpatia dobrava quando sabiam que eu era brasileiro. Isto tanto em Glasgow, quanto em Edimburgo.

Glasgow o que ver

George Square.

Glasgow escocia

A principal praça da cidade.

Vale aqui uma nota de curiosidade. Dos quatro países que formam o Reino Unido, estive em três, e em todos eles o povo me pareceu muito educado, prestativo e amigável.

Glasgow police city

Voltando a Glasgow, talvez a cidade surpreenda mais com os seus parques e jardins, os quais não tive a oportunidade conhecer. Se algum leitor já tenha ido, por favor, deixe a sua opinião aqui no comentários.

No mais, siga-nos no Facebook, pois a viagem pela Escócia só está começando; ah, e também no Instagram, onde posto fotos em tempo real, como esta abaixo.

IMPORTANTE: Se você vai viajar, precisará de um seguro viagem (inclusive, para a Europa é obrigatório). Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

2 Responses to Escócia – Glasgow: Decepção Gelada

  1. Valdete Mendonça da Silva says:

    Ola…Acabei de conhecer seu canal no youtube.Vc pode me dizer se é uma boa escolha morar no PARAGUAI? Para meus filhos estudarem la? Obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *