Internet – Frases de Mainha: Identidade Nordestina no Youtube

Internet – Frases de Mainha: Identidade Nordestina no Youtube

A proposta é até similar ao Minha é uma Peça do Paulo Gustavo, porém o canal de humor Frases de Mainha tem personalidade própria, e é na verdade a cara do Nordeste, puxando mais para a Bahia e, especificamente, Salvador.

O projeto começou como um página do Facebook, criada por Caio Cezar Oliveira e Erick Paz. O sucesso da fanpage fez com que eles migrassem para o Youtube, chamando dois atores para dar vida às personagens: o talentosíssimo Sulivã Bispo como Mainha, e Thiago Almasy como o espótico Junio.

Sulivã capturou tão bem o espírito da mãe nordestina, que mais do que uma atuação, o que se tem é uma encarnação, vai ser difícil para o ator desassociar sua imagem de Mainha, é este o único ônus que vejo até aqui, o resto é só felicidade. Com o êxito do canal, o quarteto foi até patrocinado pelo Estado da Bahia.

Durante a série de vídeos que eles fizeram como propaganda do Estado, muitos dos inscritos reclamaram dizendo que perderam a graça, mas na minha opinião estes merchans não diferiam em quase nada das esquetes normais. A estrutura era praticamente a mesma.

Por estrutura entenda os seguintes elementos: uma situação corriqueira, diálogos com frases clássicas que toda mãe usa e um conflito cômico expondo a hierarquia opressora entre mãe e filho. O resto do show fica por conta de Sulivã, mas é preciso ressaltar que se antes Thiago destoava da estrela principal, hoje ele encontrou o tom e desempenha muito bem sua função como escada.

Já bastante estabilizado, acho que falta para o canal se permitir uma evolução no âmbito narrativo. Agora que o público conhece até as personagens secundárias, ao invés de esquetes totalmente soltas, poderia haver uma história/plot, ainda que fosse como pano de fundo, para que assim cada vídeo ganhasse um caráter de continuidade. Fica aqui a sugestão.

Parabéns a toda equipe, e faço votos de que o canal não se torne apenas uma vitrine para vender show (eles estão em cartaz no teatro) como acontece com alguns youtubers. Frases de Mainha tem potencial para ser algo maior, pois embora a identidade seja regional, o seu apelo é de ordem universal.

Curta o blog no Facebook deixando o seu like e até a próxima crítica de outro canal.

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *