Polônia – Cracóvia (Krakow): Lindamente Depressiva

Polônia – Cracóvia (Krakow): Lindamente Depressiva

Eu fui parar em Cracóvia unicamente porque queria conhecer Auschwitz, o campo de concentração nazista que matou mais de 1 milhão de pessoas. Assim sendo, não tinha muita expectativa pela cidade, fui sem saber quase nada a seu respeito, e acabei me surpreendendo tanto positivamente quanto negativamente. Krakow é um paradoxo.

Como Chegar a Cracóvia

Avião

Mas vamos por parte, primeiro é preciso dizer que você pode chegar lá de avião, há voos realmente bem baratos pela Ryanair saindo de Varsóvia ou de Breslávia (Wroclaw em polonês).

Ônibus

Entretanto, a distância não é empecilho para chegar lá por terra. Ainda mais levando em conta o preço do bus. Pela empresa PolskiBus, pode-se encontrar passagens saindo de Varsóvia por apenas 3,90 euros (por volta de 12 reais), o lado ruim é que a viagem tem duração de 5 horas.

cracovia como chegar

E por falar em transporte: o tram de Cracóvia.

Trem

Na minha opinião, o melhor custo-benefício é mesmo de trem. Com 10 euros, há trens que levam 3 horas no trecho Varsóvia-Cracóvia, e por 20 euros há opções que duram apenas 2 horas, confira no site da PKP Intercity.

Tenha em mente que se você decidir pelo trem, estará fazendo o mesmo percurso dos judeus de Varsóvia que foram levados em trens de prisioneiros para o campo de concentração que fica vizinho a Krakow. Tal experiência, inclusive, pode ter influenciado na impressão que tive sobre a cidade, e que revelarei logo a seguir.

IMG_5222

A caminho de Cracóvia.

Onde se Hospedar em Cracóvia

A resposta é simples: o mais próximo do Centro Histórico ou do Castelo que você puder. Clique aqui e confira todas as opções de hotéis e hostels da cidade. Para visualizar os preços, basta colocar as suas datas, e a quantidade de pessoas e de quartos.

IMG_5227

Basílica de Santa Maria.

O que ver em Krakow

O Stare Miasto é o chamado Centro Histórico, é lá onde se encontra as principais praças da cidade…

cracovia o que fazer cracovia o que fazer polonia cracovia praça

O mercado de lembrancinhas e produtos típicos…

krakow market krakow suvernir

E as atividades mais turísticas.

cracovia estatua krakow night

Como já deu para perceber, trata-se de uma cidade bem cuidada e bonita, porém existe uma áurea nebulosa que impera sobre Cracóvia. Quanto mais eu andava, mais angustiado ficava. A arquitetura, o clima, a atmosfera, a música das ruas, as cores das igrejas, tudo parecia triste.

cracovia cracovia poland krakow architecture

Paira um ar de sofrimento que eu não vi nem mesmo em Sarajevo, a capital da Bósnia que até hoje é cheia de marcas de balas da guerra contra os sérvios na década de 90.

krakow statue

Caminhando rumo ao castelo, o qual está a menos de 2 km da praça principal, passei por um pequeno e silencioso parque (foto acima) que aumentou ainda mais minha nostalgia misturada com aflição. Isto porque estavam expostas fotos  da visita do Papa Francisco em Auschwitz.

auschwitz papa

A cidade é tão carregada que nem estátuas simpáticas conseguem fugir do ar depressivo que a tudo contagia.

krakow poland statue cracovia church

Enfim cheguei ao castelo da Cidadela, o qual está ao lado da Catedral de Wawel, formando um lindo conjunto arquitetônico.

cracovia castle cracovia castelo cracovia polonia

Em frente à porta da catedral, chama a atenção imensos ossos pendurados. Reza a lenda que são ossos de dragão, mas na verdade são de baleia.

krakow castle

Clique na panorâmica para ampliar.

krakow castle 2

Como o castelo fica na parte alta da cidade, de lá se tem uma belíssima e bucólica vista do Rio Vistula.

krakow panoramica krakow view

Segui explorando e admirando os prédios da depressiva cidade…

krakow building IMG_5249

Até que então dei de cara com um céu choroso…

krakow image

E com um monumento em homenagem ao massacre de Katyn, bosque da Rússia onde 22 mil soldados poloneses, já prisioneiros rendidos, foram sistematicamente exterminados e jogados em valas comuns. Postei a foto deste monumento no Instagram, se puder, segue a gente lá.

Se Cracóvia fosse um vestido, seria como esse que vi numa vitrine por lá: escuro e enfeitado.

IMG_5301

Para não perder a continuação da viagem e ainda ajudar o blog, siga-nos deixando o seu like no botão azul e até a próxima parada.

IMPORTANTE: Se você vai viajar à Europa, precisará de um seguro viagem. Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *