Polônia – Tour em Auschwitz-Birkenau: A Fábrica de Matar – Parte 2

Polônia – Tour em Auschwitz-Birkenau: A Fábrica de Matar – Parte 2

No primeiro post sobre o tour em Auschwitz, mostrei o campo onde os prisioneiros homens ficavam, já a unidade das mulheres e crianças se encontrava mais ou menos a 3 km de distância, então voltamos à Van e seguimos para conhecer o campo de Birkenau.

birkenau auschwitz como ir

A plataforma onde trens lotados de judeus desembargavam ficava justamente na entrada do Birkenau. Nesta descida do transporte já se decidia quem iria viver alguns meses e quem iria morrer em poucas horas. Os homens eram imediatamente levados para o outro campo, e nesta segunda descida, aqueles que podiam trabalhar tomavam banho, enquanto os incapacitados iam direto para a pequena câmara de gás, excerto quando ela estava lotada, neste caso, esperavam uns dias para virar cinzas.

birkenau auschwitz trem

Os vagões dos trens dão angustia só de ver. O museu mantém um exemplar original para se ter ideia da crueldade. Sem janelas, banheiro ou bancos, os vagões haviam sido pensados para transportar alimentos e não pessoas. De toda forma, 64 humanos poderiam se adaptar ao espaço, o problema é que os nazistas superlotavam os vagões, chegando a meter mais de 100 pessoas.

birkenau auschwitz memorial

Devido às péssimas condições de viagem, era normal haver mortos durante o percurso, principalmente no caso dos trens que vinham de lugares longínquos como a Itália, Grécia, Holanda.

birkenau auschwitz plataforma nazistas

O Birkenau era três ou quatro vezes maior que o campo dos homens, e o motivo para isto é porque o número de mulheres era superior. Enquanto a maioria dos homens conseguia se encaixar em algum trabalho e resistir à morte por alguns meses, a vida útil das mulheres era muito mais curta, o que acabava gerando um fila enorme a ser assassinada. Também era por isso que Birkenau possuía uma câmara de gás gigante a funcionar 24 horas por dia.

A plataforma do trem ficava no meio de dois “bairros” por assim dizer. Do lado direito ficavam os dormitórios de mulheres com força de trabalho, e do lado esquerdo se encontravam a câmara de gás, a cozinha e os dormitórios daquelas que só estavam a esperar espaço nos crematórios.

birkenau auschwitz campo de concentração

Portão do lado direito.

Fiquei impressionado como os nazistas construíram uma verdadeira fábrica de mortes. A câmara de gás ficava a menos de 400 metros da linha do trem, ou seja, se estivesse vaga, as mulheres recém chegadas já iam direto de encontro à morte, elas e as crianças que não tinham como se virar sozinhas.

Birkenau auschwitzs

Foi inclusive por causa de todo esse horror, que os alemães – com a aproximação dos exércitos inimigos – esforçaram-se para explodir esta câmara, enquanto a dos homens permaneceu intacta. Veja abaixo os destroços.

birkenau auschwitz camera de gas birkenau auschwitz camera de gas 2

Sabendo que a guerra já estava perdida, antes de destruírem as provas e fugir, os nazistas aumentaram a produção de mortos numa escala que gerou filas de espera nunca antes vistas. As mulheres eram simplesmente jogadas em barracões sem nenhuma estrutura para o frio ou para o calor. Até o chão era de terra.

birkenau auschwitz campo de concentração nazista

Entrar neste “dormitório” foi uma das experiências mais incômodas que já passei. É um lugar pesado, principalmente quando você olha para as paredes e vê coisas escritas. Mesmo não entendendo o idioma, dá para ver no desenho da letra o sofrimento.

birkenau auschwitz assinaturas

Quando já não cabiam pessoas dentro do pavilhão, as demais doentes ficavam largadas no pátio e geralmente morriam na primeira noite ao relento. Veja este vídeo que gravei pelo Instagram (se puder, segue a gente lá).

A impressão que eu tive é que até os corvos sabem do terror que aconteceu lá. Enquanto o meu grupo andava pela plataforma de trem, vários corvos nos guiavam logo a frente, parecendo um cortejo fúnebre. Fiquei imaginando quantas vezes esta cena deve ter acontecido entre as prisioneiras desse inferno.

birkenau auschwitz 2

O tour por Auschwitz-Birkenau é cansativo, doído, impactante, triste e ao mesmo tempo necessário. Estando pela Polônia, vale a pena o esforço de testemunhar esse lamentável episódio. Eu fiz o tour com a Get Your Guide, e achei o serviço bom principalmente o preço. Para contratá-lo é só clicar aqui.

get your guide

Siga-nos no Facebook deixando o seu like e até a próxima parada na Polônia.

IMPORTANTE: Se você vai viajar, precisará de um seguro viagem (inclusive, para a Europa é obrigatório). Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *