Bulgária e Romênia – As Músicas que Marcaram a Viagem (2016)

Bulgária e Romênia – As Músicas que Marcaram a Viagem (2016)

O tempo realmente passa voando, parece que foi ontem que eu estive vagando pelo Leste Europeu quando na realidade esta aventura já cumpre quase 2 anos. Depois da minha temporada de 2 meses em Malta, passei um final de semana na Grécia, e com a cara e a coragem segui para a Bulgária.

Eis as músicas que marcaram este período surreal da minha vida.

Oleada – Julieta Venegas

Antes do ônibus chegar à rodoviária de Sófia, capital da Bulgária, eu estava meio tenso, afinal, era a primeira vez que ia para um país em que o alfabeto é diferente do nosso. Enquanto o bus rodava pela cidade, ouvi no meu mp3 esta música que acabou me dando confiança.

Traduzo parte da letra: ninguém lá me conhecerá, e a ninguém eu conhecerei, mas hoje não tenho medo.

Mais Perto Quero Estar

Esse hino é cantado em muitas religiões, e é também famoso por ser um dos temas instrumentais do filme Titanic. Pois bem, no primeiro sábado eu fui à minha igreja, e gravei os membros o cantando, obviamente, em búlgaro. O mais surpreendente é que mesmo sem falar sequer “oi” na língua deles, fiz várias amizades e agora o hino me remete a esse excelente dia.

 (Everything I Do) I Do It For You – Bryam Adams

Os donos da casa em que eu morei me pediram para encontrar outro lugar, pois eles decidiram viajar (contei a história toda em outro post). Ao invés de procurar outro quarto, eu arrumei a mala, peguei uma Van e fui de Ruse, interior da Bulgária, para Bucharest, capital da Romênia.

Nas quatro horas de trajeto, a rádio só tocava músicas românticas dos anos 70/80. Everything I Do tocou umas 4 vezes.

Straigh From the Heart – Bryam Adams

E tome mais Bryam Adams.

Whitout You – Harry Nillson

Tocou na Van e também na carona paga pelo Bla Bla Car de Bucareste para a região da Transilvânia.

Take My Breath Away – Berlin

Ouvi na Van, na carona e em quase todos os mercados e mercearias que entrei. O que deu para perceber é que devido o socialismo que dominou a Romênia, acho que até a década de 90, estes clássico americanos foram descobertos tardiamente por eles.

Sem falar que o país, provavelmente, também não tenha muitos músicos no gênero pop romântico… É a única explicação que me ocorre.

Game of Thrones – Abertura da Série

Na Transilvânia, eu fui parar numa cidade minúscula chamada Fagaras. Fiquei lá por uma semana porque foi a hospedagem mais barata e central que achei. Numa das noites, sem mais nem menos, começou a tocar na maior altura a música tema de Game of Thrones.

Logo eu soube que estava havendo uma formatura, e sendo Fagaras um município medieval, acharam por bem tocar a bendita por toda a noite. Fica aí uma ideia para quem quer substituir Kenny G.

Minha peregrinação pelo Leste Europeu não acabou aqui, depois vieram a Sérvia, a Bósnia e Montenegro. Se não nos segue ainda no Facebook, é só clicar no like, assim você acompanha a saga fonográfica e nos ajuda muito. Obrigado desde já. See you!

IMPORTANTE: Se você vai viajar, precisará de um seguro viagem (inclusive, para a Europa é obrigatório). Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *