Polônia – Breslávia / Wroclaw: Impossível Não se Apaixonar – Parte 1

Polônia – Breslávia / Wroclaw: Impossível Não se Apaixonar – Parte 1

Anteriormente, eu fiz um post especial sobre Wroclaw mostrando os duendes que habitam a cidade, e agora chegou a vez do relato propriamente dito. Para começar, vale dizer que o município possui dois nomes devido o período em que foi governado pelos alemães, afinal, como quase todo o mundo sabe, a Polônia foi o país invadido que mais sofreu nas mãos de Hitler.

O passado de destruição de Breslávia, no entanto, ficou realmente para trás. Eu que fui parar lá apenas por ser o modo mais barato de chegar a partir de Madrid (paguei 25 euros na passagem), acabei me apaixonando. Por incrível que pareça, gostei mais de lá do que de Cracóvia. Ao meu ver, vale muito a pena reservar – pelo menos – 1 dia inteiro para conhecer.

wroclaw

Wrocław Town Hall.

Como Chegar do Aeroporto ao Centro de Wroclaw

No geral, o transporte público é muito bom e barato. Do aeroporto para o centro, basta pegar o ônibus 106, que custa por volta de 4 zl (tipo 1 euro). É bom pegar algumas moedas ou notas do dinheiro local ainda no aeroporto. A compra é feita nas máquinas dentro e fora do bus.

Uma curiosidade: não há catraca e pelo tempo que passei não vi nenhuma fiscalização, porém ainda é assim é bom comprar os bilhetes, pois se aparecer um fiscal e você não tiver a passagem em mãos, receberá uma multa alta.

wroclaw 2

Início do Centro Histórico.

Onde se Hospedar em Breslávia

Tente ficar o mais próximo possível do que eles chamam de Stare Miasto (cidade velha), ou do outro lado do Rio Oder, passando pela charmosa ilhota Wyspa Bielarska. Clicando aqui você confere todos os hotéis e hostels disponíveis. Para visualizar os preços, basta colocar suas datas, a quantidade de quartos e de pessoas.

wroclaw o que ver

O que Ver em Wroclaw

Comece a explorar esta joia arquitetónica pela Main Market (Praça do Mercado).

wroclaw poland wroclaw polonia

Com suas casinhas vivamente coloridas, achei o centro mais simpático que o de Varsóvia, embora seja menor.

wroclaw panoramica

Clique na imagem para ampliar a panorâmica.

wroclaw cidade polonia

São tantas fachadas bonitas que a gente até fica sem saber para onde olhar.

wroclaw breslavia wroclaw arquitetura

Provavelmente devido às cores lúdicas, as crianças turistas ficam especialmente animadas.

wroclaw breslavia poland polonia

Bem próximo da praça principal está a Igreja de Santa Elizabeth com a sua destacável torre.

wroclaw church wroclaw igreja polonia

Ao redor do centro há ainda uma infinidade de igrejas, tanto católicas e protestantes quanto sinagogas.

wroclaw igreja ver

A caminhada pelo comércio se torna muito agradável pelo capricho visual. Às vezes até parecia que eu estava em um comercial de TV.

wroclaw breslavia relato wroclaw breslavia 4

Atravesse o Rio Oder pela ponte dos cadeados: Most Tumski…

wroclaw breslavia o que fazer wroclaw igreja polonia relato

E então chegue à Catedral Católica.

wroclaw breslavia onde se hospedar wroclaw igreja ver e fazer

O bairro da catedral encanta nos mínimos detalhes. Fiquei muito surpreso ao testemunhar o quão linda e pouco conhecida é a cidade. Merecia o dobro de turistas.

wroclaw dicas breslavia wroclaw breslavia relato uzi por ai

Pouco mais adiante dei de cara com o Jardim Botânico, que não é lá grandes coisas, mas possui um memorial bastante forte em homenagem aos 22 mil soldados poloneses que foram assassinados pelos russos em Katyn, um bosque na Bielo-Rússia.

Há estátuas relembrando este trágico acontecido por todo país, uma vez que não se tratou de mortes em batalhas. Os soldados já estavam rendidos antes de serem friamente baleados na cabeça e enterrados em valas comuns. O episódio se tornou ainda mais doloroso porque por 50 anos a culpa caiu sobre os alemães. Apenas na década de 90 que os russos assumiram o crime.

wroclaew kenty wroclaw homenagem breslavia wroclaw memorial

Este foi de longe o memorial mais intenso que vi acerca de Katyn. Os artistas plásticos de Wroclaw são mesmo geniais quando se trata de estátuas.

wroclaw estatua

Depois de toda esta andança, parei num Shopping chamado Galeria Dominikanska e comi um doce de manga no Lulu Café, o qual indico com veemência. Só de lembrar me dá água na boca.

wroclaw restaurante

Pelo que pesquisei, Breslávia ainda conta 3 grandes museus, e eu tive a oportunidade de conhecer um deles: o National Museum.

wroclaw museum national poland

Mas eu deixarei para mostrar o quão impressionante é este museu por dentro na segunda parte do roteiro. Se ainda não nos segue no Facebook, passe a seguir clicando no like abaixo, assim você não perde a continuação. Até breve!

IMPORTANTE: Se você vai viajar, precisará de um seguro viagem (inclusive, para a Europa é obrigatório). Compre o seu com a Seguros Promo, empresa que trabalha com várias opções de preço, e receba 5% DE DESCONTO usando o cupom do blog: UZIPORAI5. Indico porque já usei (veja como foi minha experiência) e não tive problemas. Clique aqui ou no banner abaixo e confira qual se adequa melhor às suas necessidades.

Toda vez que efetuar a compra do seu seguro através dos links ou banners expostos no “Uzi Por Aí”, você estará nos ajudando sem pagar absolutamente nada a mais por isto.

Obrigado e ótima viagem!

Compartilhe:

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *